ENSINO SUPERIOR

Enem pode garantir ingresso nos cursos da Unespar

Enem pode garantir ingresso nos cursos da Unespar
Aplicação das provas será em novembro
A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das formas de garantir vagas para os cursos de graduação da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Com as inscrições do exame abertas até sexta-feira (20), a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) salienta que os interessados em ingressarem na universidade devem ficar atentos ao prazo.

A Unespar oferta metade das vagas existentes para quem participa do Enem e se inscreve no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Para o início deste ano, foram disponibilizadas 1.448 vagas para preenchimento com a nota do exame. Além disso, a primeira edição do Processo Seletivo para Ocupação das Vagas Remanescentes (Provar) também oportunizou a utilização da nota da redação do Enem para ingresso de novos alunos.

Além das notas do Enem, a outra metade das vagas da universidade é preenchida por meio do vestibular unificado que é realizado uma vez por ano. As inscrições do vestibular, neste ano, devem acontecer entre julho e agosto.

INSCRIÇÕES – Os interessados em participar do Enem podem se inscrever até as 23h59 de sexta-feira na página exclusiva da internet. No ato da inscrição é preciso informar um número de telefone fixo ou celular válido, bem como cadastrar um endereço eletrônico (e-mail). Também é importante ficar atento se o número de CPF e data de nascimento informados estão de acordo com os dados na base da Receita Federal.

O Ministério da Educação (MEC) isenta da taxa de inscrição os concluintes do ensino médio em 2016 matriculados em escolas da rede pública e as pessoas que se declararem carentes. Para os demais, o valor é de R$ 68. O pagamento deve ser efetuado até às 21h59 (horário de Brasília), do dia 25 de maio, em qualquer agência bancária, nos Correios ou nas casas lotéricas.

NOME SOCIAL - Travestis e transexuais que pretendem ser identificados pelo nome social devem fazer a inscrição normalmente, no período estabelecido no edital. Entretanto, para usar o nome social, precisam encaminhar cópia de documento de identificação, foto recente e formulário, disponível on-line, preenchido, entre os dias 1º e 8 de junho, pelo sistema no site do Enem.

PROVAS – A aplicação das provas do Enem será realizada nos dias 5 e 6 de novembro. Os portões dos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília). As provas terão início às 13h30. O período total de duração das provas permanece em quatro horas e meia no primeiro dia e cinco horas e meia no segundo dia.