MOBILIDADE URBANA

Agentes orientam motoristas em trecho revitalizado na 19 de dezembro

Agentes orientam motoristas em trecho revitalizado na 19 de dezembro
Setrans disponibiliza agentes para orientar o tráfego no local

Está sendo concluindo nos próximos dias a sinalização horizontal e vertical ao longo da avenida 19 de dezembro, no trecho que foi revitalizado. Embora o curso da avenida já esteja liberado para o uso de motoristas, motociclistas e ciclistas, agentes de trânsito permanecem no local orientando a passagem. Também para os próximos dias está prevista a ligação dos semáforos, que vai contribuir com mais segurança no trânsito.

Estão sendo reforçadas as faixas que dividem as pistas, principalmente no sentido bairro-Centro, e instalados tachões próximo às faixas de pedestres e no estacionamento ao lado da ciclovia. Nesses primeiros dias, nos horários de rush, a Secretaria de Trânsito e Segurança (Setrans) está disponibilizando agentes e guardas municipais para orientar o tráfego no local e auxiliar a população a estacionar corretamente.

Devido às alterações executadas na estrutura, a Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplan) está implementando mais quatro conjuntos de semáforos ao longo da via (rua Caramurú, rua Fernão Dias, rua Campos Sales e rua Rui Barbosa). Atualmente já existem semáforos nos cruzamentos da Praça com a 19 de Dezembro, Avenida Carneiro Leão, Avenida Guaíra e Avenida Colombo.

Um projeto de programações de planos semafóricos está em desenvolvimento para ser implantado garantindo a sincronização da rede e permitindo a conhecida onda verde. À exceção do cruzamento da Rua Antonio Scramin, no Colégio Santa Cruz, nenhum dos outros cruzamentos foi possível de ser fechado, em razão dos longos trechos à que os motoristas seriam submetidos.

Com o estreitamento dos canteiros centrais para se permitir a implantação de mais faixas de tráfego e da ciclo faixa, não se viabiliza mais a manutenção das caixas amarelas nos cruzamentos das vias, pois não há largura suficiente para abrigar os veículos.

Ciclofaixa

Para a implantação da ciclofaixa bidirecional neste trecho, ligando as duas ciclovias existentes na avenida Mandacaru e na avenida Brasil, garantindo a manutenção dos estacionamentos e das duas faixas de tráfego existentes, foi necessário diminuir parte do canteiro central.

A ciclofaixa bidirecional está sendo implantada junto à calçada ao lado da pista bairro-Centro. E entre a ciclofaixa e o estacionamento há uma faixa de segurança ao longo de todo o trecho para separar o espaço entre os veículos e bicicletas.

Nos locais dos dois pontos de parada de ônibus localizados na pista de acesso ao Centro, está sendo implantado um avanço nas calçadas, para abrigar os pontos e permitir a passagem da ciclo faixa com segurança para ciclistas e pedestres.

Mais capacidade de tráfego
Os projetos desenvolvidos contemplam a implantação de ao menos mais uma pista de tráfego ao longo da avenida 19 de Dezembro. Assim, no trecho entre a Praça 7 de Setembro e a avenida Guaíra serão três faixas de tráfego. A partir da Avenida Guaíra serão quatro faixas de tráfego, aumentando a capacidade da via.

De acordo com o secretário de Planejamento, na pista Centro-bairro os projetos contemplam a manutenção das duas faixas de tráfego e dos estacionamentos, além da ciclofaixa. “Os projetos de mobilidade para esta região incluem ainda a abertura de uma nova avenida sobre o túnel da linha férrea, entre a 19 de Dezembro e a Rua Arlindo Planas e a duplicação da Rua Arlindo Planas, entre a Rua Machado de Assis e a Av. Colombo. Essas obras vão criar alternativas à necessidade atual de se utilizar a avenida 19 de Dezembro, principalmente no sentido bairro-Centro”, afirmou Barbão.

Também estão sendo executadas as obras de abertura da avenida João Pereira, no trecho entre o Parque das Laranjeiras e o Jardim do Carmo. Concluídas as obras deste trecho, a Prefeitura vai licitar a complementação entre o Jardim do Carmo e a avenida Colombo.

A continuidade do projeto de mobilidade ainda vai contemplar a abertura de dois trechos da Rua Ametista (nas proximidades do Tiro de Guerra e nos fundos do Hospital Universitário). Esses projetos estão em fase de detalhamento final e elaboração de orçamento para serem encaminhados para licitação.

A abertura da rua Ametista permitirá a interligação da área central da Cidade até o Contorno Norte. A abertura será mais uma alternativa ao intenso fluxo da avenida Mandacaru.

Mais árvores plantadas

A Prefeitura de Maringá concluiu esta semana a sinalização vertical e horizontal na avenida 19 de Dezembro, liberando todo o curso da via para uso dos motoristas. Nesta quinta-feira (5), equipes da Secretaria de Serviços fizeram o plantio de mudas nas ruas adjacentes, complementando a substituição das árvores dos canteiros centrais por 37 palmeiras imperiais.

Além dessa reposição, foram replantados outros 25 exemplares de ipê-branco, 27 de aldrago, 2 de pau-brasil e 10 saboneteiras nas calçadas da avenida, entre a Praça 7 de Setembro e a avenida Colombo, e nas ruas transversais.

Segundo o secretário de Planejamento e Urbanismo, Laércio Barbão, as obras de mobilidade urbana na avenida 19 de Dezembro foram executadas com o objetivo de aumentar a capacidade de tráfego no sentido Centro-bairro, de implementar ciclofaixas e instalar nova rede coletora de águas pluviais para solucionar constantes problemas de inundação nesta região.

“Os projetos desenvolvidos no trecho entre a avenida Colombo e a Praça 7 de Setembro contemplam a ligação das ciclovias da Mandacaru e da Avenida Brasil, o aumento da capacidade de fluidez da via no sentido Centro-bairro, mantendo as faixas de tráfego e de estacionamento da pista bairro-Centro”, explicou Barbão.