HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Governo autoriza nomeação de 138 servidores para o HU

Governo autoriza nomeação de 138 servidores para o HU

O governador Beto Richa autorizou a nomeação imediata de servidores para os hospitais das universidades estaduais paranaenses, incluindo 138 servidores para HU da UEM, conforme comunicação feita aos reitores, nesta terça-feira (19), pelo secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), João Carlos Gomes.

A falta de pessoal vem causando, há anos, problemas aos hospitais universitários, especialmente nos pronto atendimentos. Agravada pelo aumento da demanda, a situação do superlotação no HUs levou alguns a restringir o atendimento à população. No caso do hospital da UEM, a superintendência do HU, aguardando a nomeação dos aprovados em concurso público realizado em 2015, tem contratado profissionais temporários e utilizado recursos do SUS para esse pagamento.

Segundo o reitor Mauro Baesso, esta prática não é a ideal "porque esses recursos acabam fazendo falta para outros fins como, por exemplo, compra de medicamentos".

De acordo com Baesso, sem as nomeações anunciadas agora o hospital corria o risco de desativar alas, como ocorreu com o HU de Londrina, que fechou o Centro de Tratamentos de Queimados (CTQ) e restringiu o atendimento no PA.

O HU de Maringá conseguiu criar 27 novos leitos após uma reforma concluída em março deste ano. Com a ampliação, o hospital passou a ter 150 leitos, mas, conforme o reitor, seriam necessárias 500 vagas para atender a demanda da região.

O Pronto Atendimento do HU atende, diariamente, mais de 100 pessoas, sofrendo com a superlotação. Para este ano, está prevista a abertura de mais 100 leitos de retaguarda. As obras tiveram início na semana passada e devem ser concluídas em cerca de um ano e meio, no valor orçado de R$ 14 milhões, oriundos da Secretaria de Saúde do Estado. Os novos leitos devem desafogar o Pronto Atendimento.

HU atende diariamente mais de 100 pessoas