SAÚDE

Confirmação de casos faz prefeito dar prioridade nas ações de prevenção do vírus H1N1

Confirmação de casos faz prefeito dar prioridade nas ações de prevenção do vírus H1N1
Prefeito se reuniu com secretários nesta terça (5)
Em virtude da confirmação de sete casos do vírus H1N1 e 150 notificações até o dia primeiro deste mês, o prefeito Roberto Pupin se reuniu nesta terça-feira (5) com os secretários municipais para tratar das ações de prevenção da gripe A, uma preocupação nacional.

Pupin determinou que as Secretarias adotem ações imediatas de prevenção e cuidados. “Precisamos trabalhar com campanhas de prevenção para evitar que os números confirmados do H1N1 aumentem consideravelmente. Vamos procurar firmar parcerias com as instituições de ensino superior que oferecem cursos da área de saúde para promover atividades nos locais onde há maior aglomeração de pessoas, como é o caso do terminal urbano e das feiras livres”. O prefeito falou sobre a possibilidade de antecipar o calendário vacinal e a distribuição dos panfletos informativos referentes à doença.

O secretário de Saúde, Ênio Molina, explicou que a pasta está buscando alternativas para produzir mais álcool em gel, caso falte o produto no mercado, para distribuir nas Unidades Básicas de Saúde de forma a priorizar os grupos de riscos que são as crianças de seis meses a menores de cinco anos, crianças de 5 anos a menores de 9 anos com comorbidade que serão vacinadas pela primeira vez, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, idosos, indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas. “Todos os nossos servidores estão capacitados para atender os casos de H1N1, mas a prevenção ainda é a melhor saída”.

A secretária de Educação, Solange Lopes, ressaltou que já é praxe as 110 instituições de ensino trabalharem constantemente na orientação das crianças sobre a gripe A entre outras doenças virais. “Já é uma rotina diária das crianças a utilização do álcool em gel antes das refeições e de entrar em sala de aula até mesmo para evitar não só a gripe A, mas casos de viroses e demais doenças”.

Pupin parabenizou a Secretaria de Educação por tornar as medidas cotidianas em todas as Escolas e CMEIs. “Sabemos como as crianças levam a sério esses cuidados e precisamos que elas incentivem os pais, colegas a familiares para também ter esse hábito que pode evitar o aumento de casos do H1N1”.

O prefeito determinou que a Secretaria de Saúde promova reuniões com outros órgãos da Saúde para complementar as ações preventivas, além de definir um plano emergencial e de contingência com a rede ambulatorial e hospitalar, em caso de epidemia.

O secretário de Materiais, Abastecimento e Logística, Gilton Bonneau, informou que a pasta possui estoque regulado de álcool em gel para atendimento da rede pública. O secretário de Fazenda e Gestão, José Luiz Bovo, autorizou a aquisição imediata de mais produtos para garantir eventual aumento da demanda.