PAISAGISMO

Veja dicas de espécies para cultivar nas estações frias, garantindo um jardim exuberante

Veja dicas de espécies para cultivar nas estações frias, garantindo um jardim exuberante
Azaléia se dá bem com temperaturas baixas
No período do outono as plantas precisam ser preparadas para a época de dormência, que ocorre durante todo o inverno e até mesmo ao início do período mais quente da primavera. Por isso, se você deseja ter um jardim florido, verde e saudável, esta é a época de se tomar os verdadeiros cuidados para que nas estações mais quentes as plantas possam colorir o seu jardim. A natureza é sábia trazendo suas diferenças em cada estação, sendo que é possível optar por espécies que se dão muito bem com temperaturas mais baixas como a azaléia, sálvia e quaresmeira.

É importante ressaltar que durante o outono deve-se priorizar a adubação, assim proporcionando mais nutrientes para as plantas antes do período de dormência e tende mais fora e energia para florescer posteriormente. Também é interessante aproveitar a época para o plantio de espécies novas e reformas no jardim, pois o metabolismo das plantas está mais estabilizado. No inverno o ideal é reduzir a rega pela metade, já que não há evaporação da água com a falta de sol.

E não há jardim sem vida com as diversas espécies que deixam o paisagismo colorido, como a Flor de Maio, Azaleia, Iris Azul, Gardênia, Orquídeas como Chuva de Ouro e Flor Chocolate, árvores como a Quaresmeira, Eritrina e Ipê Rosa e porque não aproveitar as Trepadeiras como o Cipó-de-São-João que floresce justamente na época de festas juninas. Há ainda as espécies de árvores que perdem suas folhas, mas dão lugar as belas flores como a Manacá da Serra e a Spatodeas. Para aqueles que querem se preparar para a primavera, vale a pena cultivar Agamantos, Jasmim Manga e Primavera, durante o outono-inverno.

Outra ideia interessante é trabalhar com paisagismo dentro de casa, com vasos coloridos feitos de resina – que dão um ar sofisticado e moderno para os ambientes. O mais importante é cuidar bem das espécies nesse período, para que na primavera-verão, as flores estejam lindas e floridas.

Artigo: Paisagista Daniela Sedo