CULTURA

Filme "Olga" é o indicado ao Oscar 2005

O filme "Olga", do diretor Jayme Monjardim, é o escolhido pelo Brasil para disputar o Oscar 2005. A produção será agora indicada à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood para concorrer a uma das cinco vagas para a categoria de melhor filme estrangeiro.

A seleção deverá ser feita em fevereiro. Oito outros filmes estavam na disputa pela vaga brasileira: “Benjamin”, de Monique Gardenberg, “Cazuza – o tempo não pára”, de Sandra Werneck e Walter Carvalho, “De passagem”, de Ricardo Elias, “Garrincha – Estrela Solitária”, de Milton Alencar Júnior, “Narradores de Javé”, de Eliane Caffé, “O outro lado da rua”, de Marco Bernstfin, “Pelé Eterno”, de Aníbal Massaini Neto, e “Redentor”, de Cláudio Torres. O secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Orlando Senna, disse que o critério da seleção foi a “qualidade do filme”.

Participaram da seleção todos os longas metragens exibidos de 1º de outubro de 2003 a 30 de setembro de 2004. No ano passado, o filme indicado foi "Carandiru", de Hector Babenco. Mas o filme "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles, também concorreu ao Oscar por indicação da própria Academia.
ABr