Abertura do 1º Campeonato Paradesportivo é realizada no ginásio Valdir Pinheiro
O 1º Campeonato Paradesportivo de Maringá inicia nesta quarta-feira (16), às 18 horas, no ginásio Valdir Pinheiro.
As disputas começam na quinta-feira (17), às 9 horas, e continuam até sábado (19). Para a competição estão confirmados cerca de 230 paratletas de 11 municípios. O evento é promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Esportes e Lazer (SESP), e com apoio da Caixa Econômica Federal.
Além do ginásio Valdir Pinheiro, as provas também serão realizadas no ginásio Chico Neto, na piscina da Vila Olímpica, na pista de atletismo, na Sociedade Rural de Maringá (SRM), e na Associação Maringaense de Autistas (AMA). Para a premiação, haverá medalhas de bronze, prata e ouro. Os troféus serão entregues para o primeiro, segundo e terceiro lugar de cada modalidade e também na disputa geral.
O evento paradesportivo tem o objetivo de reunir equipes de rendimento, estimulando a prática e o aprimoramento dos paratletas. Promove também a inclusão social e garante condições de acesso à prática do desporto de rendimento aos paratletas de diferentes modalidades. Serão 11 modalidades paralímpicas para a competição: Atletismo, Basquete em Cadeira de Rodas, Bocha Paralímpica, Futsal de Surdos, Goalball, Golf7, Handebol para Deficiente Intelectual, Natação, Paraciclismo, Vôlei Sentado e Xadrez Paralímpico.
Para a gerente dos Esportes Paralímpicos, Cynthia Catarina de Oliveira, o número de inscritos superou as expectativas. "Por ser o 1º Campeonato Paradesportivo de Maringá, a quantidade de paratletas inscritos foi espetacular. Estou muito feliz em poder organizar um evento de grande importância não só para a cidade, mas também para os próprios participantes", afirma.
O secretário de Esportes e Lazer, Francisco Favoto, agradeceu todos os profissionais que contribuíram para a realização do Campeonato. "Agradecemos à Caixa Econômica Federal pelo apoio em mais um evento, e a colaboração do setor responsável no preparo. Com certeza será um campeonato que estimulará nossos paratletas a serem perseverantes em modalidades paradesportivas", afirma Favoto.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.