AEDES AEGYPTI

Leituristas da Sanepar em Maringá distribuirão informativos para ajudar na eliminação do mosquito

Leituristas da Sanepar em Maringá distribuirão informativos para ajudar na eliminação do mosquito
A distribuição do material tem início neste mês

Maringá está entre as cidades em que a Sanepar fará a distribuição de informativos para ajuda na eliminação do mosquito Aedes aegypti, em função dos números confirmados de dengue, febre chikungunya e zika vírus no município. A distribuição do material tem início neste mês, por meio dos leituristas da empresa. Outras 102 cidades do Paraná recebem a ação.

A atividade será realizada em parceria com a Defesa Civil e Secretaria de Estado da Saúde. Os informativos apresentam uma lista de 20 possíveis focos do mosquito e as instruções para eliminar os criadouros. A recomendação é que as ações sejam repetidas uma vez por semana, já que os ovos do Aedes demoram cerca de dez dias para se transformarem em mosquitos adultos.

Os leituristas não vistoriarão as residências, serviço que é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos agentes ambientais.

De acordo com o presidente da Empresa, Mounir Chaowiche, a ação pretende contribuir para que os criadouros do mosquito sejam eliminados. “A arma que a população tem hoje contra a dengue, a chikungunya e a zika é a prevenção. Se eliminarmos os locais onde a fêmea põe os ovos, estamos ajudando muito a reduzir o número de mosquitos e a incidência dessas doenças”, disse.