MEIO AMBIENTE

Meio Ambiente implanta microchip em equinos recentemente apreendidos

Meio Ambiente implanta microchip em equinos recentemente apreendidos
Com chip, animais ficam cadastrados no sistema

A Secretaria de Meio Ambiente, por meio da Gerência de Controle Ambiental, realizou o implante de microchip em equinos recentemente apreendidos, além de retirada de amostra de sangue para diagnóstico de possíveis zoonoses. Com a ação os animais estão cadastrados em sistema que informa raça, cor, idade, nome do proprietário entre outros dados.

Os animais eram criados em fundos de vale, na zona urbana de Maringá, o que é proibido. Dos oito equinos apreendidos, três já foram devolvidos aos proprietários que pagaram multa e assinaram termo de compromisso, garantindo que os animais não serão criados em área urbana. Se os equinos forem reencontrados em área irregular serão definitivamente confiscados.

Os animais que não forem devidamente requeridos no prazo legal seguem para doação a entidades assistenciais. Novas ações de apreensão organizadas pela Secretaria de Meio Ambiente serão realizadas em todo perímetro urbano de Maringá.

Após a notificação de proprietários de animais criados irregularmente em fundos de vale na área urbana do município com a possibilidade da regularização em meados de 2015, no início de fevereiro deste ano, a Secretaria de Meio Ambiente, em parceira com outras instituições públicas, realizou a retirada de equinos criados irregularmente em fundos de vale na zona urbana. Os animais apresentavam lesões e desnutrição, sintomas característicos de maus tratos, e poderiam agir como vetores para uma série de doenças. No local ainda foram encontrados lixo e entulho próximos a nascentes e recursos hídricos, sendo possíveis criadouros do mosquito da dengue, Aedes aegypti.