SERVIÇOS PÚBLICOS

Tempestade derruba muros e árvores em Maringá

Tempestade derruba muros e árvores em Maringá
20 metros do muro do Cemitério Municipal foi derrubado pela enxurrada

Um mutirão emergencial envolve equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp), Defesa Civil, Setrans, Corpo de Bombeiros e Copel para limpar a cidade e prestar atendimento aos moradores de Maringá que foram afetados pelo temporal no final da tarde de segunda-feira (15).

Só da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp) são 120 funcionários que estão em ação desde a manhã desta terça-feira (16), auxiliados por 15 caminhões basculantes, quatro caminhões-pipa, uma carreta, três pás carregadeiras e dois tratores. As equipes atuam na retirada de galhos, entulhos e lama que invadiram ruas e avenidas de todas as regiões da cidade.

Conforme balanço preliminar da Semusp, não há um número preciso de residências atingidas pela chuva forte, mas já foram contabilizados quatro trechos de muros derrubados e vários pontos de avenidas que estão tomados pela lama.

Por não ter ocorrido vento forte, apenas uma árvore foi derrubada pelo temporal. Muitos galhos caíram pelas ruas, mas ninguém ficou ferido e nenhum carro foi atingido. “Logo após a chuva forte, trabalhamos até a 1h30 da madrugada desta terça-feira desobstruindo vias, desviando o trânsito em pontos de alagamento e socorrendo motoristas que tiveram seus carros enguiçados por conta da enxurrada”, afirma o secretário Dorvalino Lopes de Macedo.

Acúmulo de lama

Nesta terça-feira as equipes trabalham, em conjunto, na retirada da lama, cascalho e pedra que escorreram pela Rua Dr. Saulo Porto Virmond em direção à rotatória da Avenida São Paulo e da Rua José Moreno Jr., na Vila Bosque; em uma das marginais do Contorno Norte e na baixada da Avenida Nildo Ribeiro da Rocha, na altura da Vila Emília. Também foram registrados pontos de alagamento nas avenidas Guaiapó, Tuiuti e Colombo, além do cruzamento entre as avenidas Tiradentes e Paraná, na área central. Na Rua Mem de Sá (Parque Anchieta) está sendo providenciado tapume em uma extensão de 20 metros do muro do Cemitério Municipal que foi derrubado pela enxurrada. Trechos de muros também foram derrubados na Avenida Laguna, no Bosque II, no Parque das Laranjeiras e no Jardim Alvorada.

De acordo com a Semusp, as equipes vão trabalhar em regime de mutirão até o final da tarde desta terça-feira (16) e um balanço final dos trabalhos deverá ser divulgado no final da tarde.