EMPREENDEDORISMO

Número de startups em Maringá triplica em um ano, segundo Sebrae

Número de startups em Maringá triplica em um ano, segundo Sebrae
Em 2014 eram 23, hoje o número é de 79 empresas

Durante os meses de janeiro a dezembro de 2015, o segmento das startups teve triplicado o número de empresas em Maringá. Foram registrados também crescimentos nos movimentos locais que fomentam a iniciativa e nas entidades de apoio. Os dados são do Mapeamento do Ecossistema de Startups do Paraná, realizado pelo Sebrae/PR, no final do ano passado.

De acordo com o estudo de 2015, que foi comparado com o mesmo feito no ano anterior, houve um aumento no número de startups que passou de 23 para 79. "Outro avanço diz respeito ao crescimento dos movimentos locais que surgiram no último ano. Atualmente, oito iniciativas resultam em ações que fomentam o empreendedorismo e contribuem para a difusão do tema startups na cidade", informa a consultora do Sebrae/PR e gestora de projetos na área de software e startups no noroeste do Paraná, Erica Sanches.

O levantamento pretende apontar todos os números que compõem o cenário para pautar as ações da entidade e de seus parceiros em 2016. Com os resultados tabelados, é possível atestar que Maringá tem expressiva atuação e potencial para o segmento das startups e que isso se fortalece a cada ano, explica a consultora.

De acordo com Erica, os estudos de casos de sucesso demonstram que existe uma relação direta do nível de maturidade dos ecossistemas com o desempenho de suas startups. "Este é um dos principais indicativos de que a cada ano teremos melhores resultados, à medida que forem realizados investimentos em ações e apoio aos atores de startups", afirma Erica.

O estudo confirmou uma das necessidades do segmento na cidade, não existe nenhum grupo organizado de investidores que financiem o início das atividades destas empresas. Ações para reverter este cenário já começaram ainda no ano passado com a palestra de um dos principais investidores anjos do segmento, João Kepler. A formação de um grupo está prevista para acontecer em março.

"Este grupo de investidores é fundamental para o fomento de novas startups, já que muitos empreendedores possuem boas ideias mas são desprovidos de recursos. Formaremos grupos de investidores e os aproximaremos dos idealizadores de novos empreendimentos", ressalta Erica Sanches.

No mapeamento foram identificadas as sete entidades de apoio as startups em Maringá, o Sebrae/PR, a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação (Assespro/PR), o Centro Tecnológico de Maringá (SENAI/CTM), o Centro de Inovação de Maringá (CIM), o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (CODEM), Software By Maringá e o Sindicato das Empresas de Tecnologia da Informação do Noroeste do Paraná (Sindi TI).

Dentre os movimentos locais existentes na cidade estão o EmpreendX, o Code Wars, o Papo de Universitário, o Geração Empreendedora, a Startup Maringá, o TicNova, o Startup Weekend e o APL de Software de Maringá.

Entre os atores que compõem o ecossistema também estão as instituições de ensino superior Universidade Estadual de Maringá, Unicesumar, Faculdade Cidade Verde e Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Além da Incubadora Tecnológica de Maringá e o Coworking Espaço Office que promovem o desenvolvimento destes negócios.

Startups

As startups vêm se consolidando, há tempos, como uma tendência mundial em empreendedorismo. Este modelo inovador de empresa compõe um novo conceito de negócio, caracterizado por uma ideia original e inovadora, com alto potencial de crescimento.

O início destas empresas se caracteriza por começar as atividades com poucos investimentos e em um ambiente de incerteza. Elas utilizam, geralmente, tecnologia e modelos de negócios diferenciados, que fazem com que elas cresçam numa velocidade muito acima de uma velocidade normal de mercado. Com o desenvolvimento do projeto é que surgem as captações de recursos financeiros, que possibilitam a consolidação da ideia como uma empresa e até mesmo a ampliação do negócio.