Maringá receberá no dia 29 de junho, a Tocha dos Jogos Olímpicos de 2016 que ocorrem no Rio de Janeiro. O evento terá percurso de aproximadamente 4.200 metros, passando pela Vila Olímpica. O revezamento iniciará as 9h30 e é promovido pela Secretaria de Esportes e Lazer (SESP), juntamente com as Secretarias da Educação (Seduc), e de Trânsito e Segurança (Setrans). Ao todo serão 39 condutores, dos quais cinco foram indicados pela SESP: o maratonista bicampeão dos jogos Pan-americanos, Vanderley Cordeiro de Lima, o campeão olímpico de vôlei, Ricardo Bermudez Garcia (Ricardinho), a ciclista Gabriela Yumi, Silvio José Gonçalves e José Geraldo da Costa Moreira Filho. Os demais foram escolhidos pelos patrocinadores do evento (Bradesco, Coca-Cola, Nissan), por meio de concursos.O Revezamento oferece atividades com performances no dia 29, com opções de entretenimento para os espectadores na Vila Olímpica.O prefeito Roberto Pupin tem acompanhado a organização e falou sobre a importância de receber a Chama Olímpica. “A passagem da Tocha reforça a credibilidade dos esportes na cidade e estimula a participação da população maringaense nos eventos locais. Essa ocasião será muito importante, pois Maringá tem investido no esporte e incentiva a prática de exercícios. Inclusive os atletas de ciclismo da Seleção Brasileira treinam em nossa cidade”.O evento também oferece oportunidade única para a exposição nacional e global da própria cultura e patrimônio.
Confira o trajeto que será realizado pelos condutores da Tocha em Maringá:Início: Avenida Gaspar RicardoAvenida TuiutiAvenida BrasilAvenida São PauloAvenida Prudente de Moraes
Avenida HervalAvenida TiradentesMeia Praça Deputado Renato CelidônioAvenida Getúlio VargasAvenida BrasilAvenida Duque de CaxiasTérmino: Avenida Colombo (fundo da Vila Olímpica)
HistóriaA Chama Olímpica é um símbolo fundamental do movimento Olímpico e representa os seus ideais: Citius, Altius, Fortius (o mais rápido, mais alto e mais forte). O acendimento da Chama acontece em Olímpia, na Grécia, local dos jogos antigos. O Revezamento faz parte da Cerimônia de Abertura, terminando com o acendimento da Pira Olímpica no Rio de Janeiro e dando início aos Jogos.O Revezamento leva a celebração dos Jogos Olímpicos para todo o país. Historicamente, ele oferece enorme participação local e apoio. Todos os 26 estados e o Distrito Federal participarão. Aproximadamente 300 cidades irão participar do Revezamento.
OlimpíadasO revezamento começa 100 dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 em Olímpia, na Grécia. De lá, a chama Olímpica viaja até o Brasil, onde começa a trilhar o caminho rumo ao Rio de Janeiro. Serão 17 dias de competição em 33 locais diferentes. Participarão 10.500 atletas de 205 países, sendo 306 provas com medalhas, 42 modalidades em 28 esportes e aproximadamente 45.000 voluntários.