TRANSPORTE COLETIVO

Setrans orienta para que Passe do Estudante seja feito com antecedência

Estudantes de Maringá ou dos distritos de Floriano e Iguatemi que utilizam o transporte coletivo para frequentas as aulas devem fazer a solicitação do Passe do Estudante por meio do site da Prefeitura - www.maringa.pr.gov.br - clicando no banner ao lado direito da tela. A orientação da Secretaria de Trânsito e Segurança (Setrans) é que os interessados façam o pedido de cadastramento ou de recadastramento o quanto antes.

Até o momento foram feitos 7.719 recadastramentos e 1.122 novas solicitações. A expectativa da Setrans é que 24 mil alunos sejam atendidos para esta demanda até o dia 31 de março, prazo final para o pedido. O gerente administrativo da Setrans, Antônio Bernardi reforça a necessidade do cadastramento com antecedência. “Solicitamos que os alunos não deixem para a última hora. É preciso se atentar que, caso o pedido fique para a última hora, com o acúmulo de acessos o sistema tende a ficar lento e cair, como já aconteceu em anos anteriores”, diz.

O cadastramento online requer o preenchimento de uma ficha, que pode ser acessada na aba “solicitação de cartão”. O cartão Passe Libre do Estudante somente será expedido e/ou recarregado para os alunos devidamente matriculados nos ensinos fundamental, médio ou superior. A validação do cartão será liberada uma semana antes do início das aulas para os que já possuem o cartão e poderá ser efetuada diretamente na catraca do ônibus ou no Terminal Urbano. Para novos usuários, o cartão será entregue na secretaria da instituição de ensino.

Cartões em turno integral somente serão concedidos para cursos e/ou séries, desde que denominados como integral, e para os que estudam no CEEBJA (supletivo). Os dados do estudante são cruzados utilizando o geoprocessamento - ao digitar o número do cadastro imobiliário e a escola, o sistema automaticamente calcula a distância entre os locais, liberando o passe para quem mora na distância mínima de 1,5 mil metros da escola onde estuda.