IPTU

Para garantir descontos de 15%, pedido de isenção deve ser feito até o dia 21

Para garantir descontos de 15%, pedido de isenção deve ser feito até o dia 21
Ano passado 1.562 pessoas conseguiram o benefício

Aposentados, pensionistas e pessoas com deficiências, que tem o direito de pedir isenção do IPTU, devem protocolar o requerimento até quinta-feira (21) para garantir o desconto de 15% nas demais taxas.

Os requisitos para pedir a isenção do tributo é ter renda inferior a três salários-mínimos e possuir um único imóvel com no máximo 150 metros quadrados de área construída e residir no local.

Após o dia 21, os contribuintes que fizerem o pedido de isenção até o dia 11 de fevereiro terão 10% de desconto no pagamento à vista das demais taxas. Os descontos serão concedidos somente se os pedidos forem aceitos. Entre os dias 12 de fevereiro e 31 de março, o contribuinte não terá desconto nos valores das taxas, sendo o dia 31 de março o prazo máximo para pedido de isenção do IPTU.

Ano passado 1.562 pessoas conseguiram o benefício. O pedido deve ser feito na Prefeitura, na Praça de Atendimento, das 9 às 17 horas sem interrupção no horário de almoço.

Boleto

As guias de recolhimento do IPTU foram enviadas pelos Correios e o contribuinte tem o prazo para pagamento com desconto de 15% também na quinta-feira (21). O segundo prazo para pagamento à vista, com desconto de 10%, será no dia 11 de fevereiro. O contribuinte que optar pelo pagamento parcelado, em 12 vezes, também tem prazo para pagar a primeira parcela na quinta-feira.

Os contribuintes podem optar por imprimir a guia no site da Prefeitura no endereço www.maringa.pr.gov.br, na opção IPTU 2016, depois “Emissão de Carnê 2016”, ler e concordar com as orientações, informar o número do cadastro imobiliário, confirmar as informações do cadastro e solicitar impressão da guia.

Quem não tem acesso à internet pode imprimir o boleto por meio dos totens que estão localizados próximo à Praça de Atendimento, no térreo do Paço Municipal. A orientação é que os contribuintes tragam o número do cadastro imobiliário em mãos para facilitar e agilizar o aceso. Dois servidores auxiliam a população no processo de impressão. O número do cadastro imobiliário pode ser localizado nos carnês do imposto dos anos anteriores.

Este ano foram emitidas 150 mil guias de recolhimento do IPTU, e a expectativa da administração é manter o recolhimento à vista de 60% do total lançado.