SAÚDE

População pode usar aplicativo para vigilância do mosquito da dengue

População pode usar aplicativo para vigilância do mosquito da dengue
A ferramenta está disponível para todo o país

A Secretaria estadual da Saúde conta com uma nova ferramenta para ajudar no combate à dengue. O aplicativo de celular Radar Cidadão, lançado em Cascavel, agora dispõe da opção de denúncia de criadouros do mosquito Aedes aegypti – o transmissor da dengue, chikungunya e do zika vírus.

“Além das demais ações contra a dengue, agora também contamos com mais uma maneira de envolver e comprometer as pessoas na vigilância contra o mosquito. Os moradores precisam ser os principais fiscais já que são eles que estão ali, em cada quadra da cidade, todos os dias”, diz o diretor da 10ª Regional de Saúde, Miroslau Bailak.

Por meio do programa, a população pode indicar pontos com possíveis criadouros em tempo real. A informação é recebida diretamente pelos Centros de Controle de Endemias dos 25 municípios da 10ª Regional de Saúde e agentes de saúde são acionados para averiguar a informação e, se confirmada, eliminar os focos do mosquito.

RADAR CIDADÃO – Criado em Cascavel, o aplicativo está em uso desde 2015, para que as pessoas denunciem outros problemas como buracos na rua e o acúmulo de lixo em locais impróprios. As informações são repassadas à ouvidoria dos municípios.

Em dezembro de 2015, o aplicativo adicionou a função de denunciar focos do Aedes aegypti. “Nosso objetivo é ajudar na construção da responsabilidade compartilhada, para que a população se mobilize e se interesse cada vez mais pelas questões públicas”, explica o coordenador do aplicativo, Fernando Hallberg.

De acordo com Hallberg, além de Cascavel, outras cidades do Paraná como Curitiba, Londrina e Paranaguá já estão utilizando o programa. Uma parceria também vem sendo feita com municípios do Estado do Rio Grande do Norte.

A ferramenta está disponível para todo o país e, no caso de cidades não cadastradas, o usuário pode preencher um formulário cadastrando as informações necessárias para que as denúncias sejam enviadas para a ouvidoria local. O aplicativo é gratuito e pode ser usado em aparelhos que tenham o sistema operacional Android.