IPTU

Guias do IPTU podem ser impressas nos totens localizados no Paço Municipal

Guias do IPTU podem ser impressas nos totens localizados no Paço Municipal
Praça de atendimento atende das 09h00 às 17h00

O contribuinte que ainda não recebeu o carnê do IPTU pelos Correios e que não tem acesso à internet pode imprimir o boleto por meio dos totens que estão localizados próximo à Praça de Atendimento, no térreo do Paço Municipal. A orientação é que os contribuintes tragam o número do cadastro imobiliário em mãos para facilitar e agilizar o aceso. Dois servidores auxiliam a população no processo de impressão. O número do cadastro imobiliário pode ser localizado nos carnês do imposto dos anos anteriores.

O prazo para pagamento com desconto de 15% vai até o dia 21 de janeiro. O segundo prazo para pagamento à vista do IPTU, com desconto de 10%, será no dia 11 de fevereiro. O contribuinte que optar pelo pagamento parcelado, em 12 vezes, também tem prazo para pagar a primeira parcela no dia 21 de janeiro.

Os contribuintes também podem optar por imprimir a guia no site da Prefeitura no endereço www.maringa.pr.gov.br, na opção IPTU 2016, depois “Emissão de Carnê 2016”, ler e concordar com as orientações, informar o número do cadastro imobiliário, confirmar as informações do cadastro e solicitar impressão da guia. Quem não receber a guia até o dia 16 de janeiro, ou tiver alguma dúvida em relação ao lançamento, deve procurar a Praça de Atendimento no térreo da Prefeitura, que atende das 9 às 17 horas, sem interrupção no horário de almoço.

A grande novidade para este ano é que os cerca de 10 mil contribuintes cadastrados no Acesso Cidadão vão receber automaticamente as guias através do sistema. Quem quiser ainda pode se cadastrar, basta acessar no site da Prefeitura o item “Acesso Cidadão” e clicar na opção “Notificações/Autuações Fiscalização Geral (Acesso Cidadão)”.

Para este ano foram emitidas 150 mil guias de recolhimento do IPTU, e a expectativa da administração é manter o recolhimento à vista de 60% do total lançado.

Isenção

Aposentados, pensionistas e pessoas com deficiências podem pedir isenção do tributo, desde que tenham renda inferior a três salários-mínimos e possuam um único imóvel com no máximo 150 metros quadrados de área construída e residam no local. Ano passado 1.562 pessoas conseguiram o benefício. O pedido deve ser feito na Prefeitura até o dia 21 de janeiro para garantir o desconto de 15% nas demais taxas de serviços públicos que são cobradas.

Após essa data, os contribuintes que fizerem o pedido de isenção entre os dias 22 de janeiro e 11 de fevereiro terão 10% de desconto no pagamento à vista das demais taxas. Os descontos serão concedidos somente se os pedidos forem aceitos. Entre os dias 12 de fevereiro e 31 de março, o contribuinte não terá desconto nos valores das taxas, sendo o dia 31 de março o prazo máximo para pedido de isenção do IPTU.