CULTURA

Convite ao Cinema apresenta “Saló, ou os 120 Dias de Sodoma” neste domingo (20)

Convite ao Cinema apresenta “Saló, ou os 120 Dias de Sodoma” neste domingo (20)
Filme do diretor Pier Paolo Pasolini será exibido na Casa da Cultura
O projeto da Secretaria de Cultura, Convite ao Cinema, apresenta neste domingo (20), às 17 horas, o filme “Saló, ou os 120 Dias de Sodoma”, do diretor Pier Paolo Pasolini, na Casa da Cultura do Jardim Alvorada. A entrada é gratuita e os participantes devem chegar 15 minutos antes da exibição. A classificação é de 18 anos. Após a apresentação o coordenador do projeto, Paulo Campagnolo, abre um debate sobre a obra.

Confira o texto de Campagnolo sobre o filme:

O Convite ao Cinema apresenta neste domingo, na sua última sessão do ano, o polêmico e escandaloso "Saló, ou os 120 Dias de Sodoma", do diretor italiano Pier Paolo Pasolini. Realizado em 1975, o filme é baseado no famoso livro do Marquês de Sade e conta a história de um grupo de autoridades (representantes da igreja, da justiça, da economia e da nobreza) que, durante a Segunda Grande Guerra, na Itália, funda uma República levando consigo serviçais e um grupo de jovens que deverão passar pelas maiores atrocidades, durante 120 dias. Proibido até hoje em alguns países, "Saló" é um dos maiores filmes políticos da história e denuncia, de forma quase insuportável, o abuso de poder, a repressão, a manipulação da consciência através do consumismo - em cenas de sexo e escatologia que estão entre as mais terríveis do cinema. Proibido até hoje em inúmeros países, Pasolini realizou uma obra de envergadura profética, denunciando um novo fascismo que se abria, então, na Europa e que, hoje, alastra-se pelo mundo. Assassinado em 2 de novembro de 1975, Pasolini não veria a gigantesca repercussão de seu trabalho - mas seu legado, como diretor, como grande poeta e como um pensador de seu tempo continua inestimável até hoje. "Saló" é um grande grito de revolta.

Projeto

O Convite ao Cinema tem como objetivo a formação de plateia para obras cinematográficas importantes, clássicas e contemporâneas, e que possam suscitar discussões não apenas sobre o cinema, mas sobre assuntos pertinentes da atualidade. O projeto também terá sessões no Auditório Hélio Moreira e no CEU das Artes, em Iguatemi. As exibições acontecerão aos domingos, às 17 horas, sempre com entrada franca.

Convite ao Cinema
Filme: “Saló, ou os 120 Dias de Sodoma”

Itália/França/1975 - 117min.

Direção: Pier Paolo Pasolini

Elenco: Paolo Bonacelli, Giorgio Cataldi, Aldo Valletti e Caterina Boratto

Local: Casa da Cultura

Endereço: Av. Sophia Rasgulaeff, 693 (Jardim Alvorada)

Horário: 17 horas

Classificação 18 Anos

Entrada Franca