HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Segunda etapa da brinquedoteca será inaugurada no próximo dia 15

Segunda etapa da brinquedoteca será inaugurada no próximo dia 15
Inauguração será na ala pediátrica do hospital

A segunda etapa da revitalização da brinquedoteca do Hospital Universitário de Maringá (HUM) será inaugurada nesta terça-feira (15), às 9h30, na ala pediátrica. A Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), por meio do ACIM Mulher, angariou recursos e parceiros para a reforma e ampliação do espaço, que recebe cerca de 800 crianças mensalmente.

Para a ocasião, além do descerramento da placa inaugural, está programada a entrega de presentes para as crianças internadas, que será feita pela Mamãe Noel do Maringá Park Shopping Center e pelas conselheiras do ACIM Mulher.

“Graças à união de esforços e à solidariedade o novo espaço lúdico oferece um ambiente humanizado e confortável que vai contribuir para a reabilitação terapêutica, minimizando o impacto do adoecimento”, afirma a presidente da ACIM Mulher, Nádia Felippe.

A segunda etapa da obra contempla o solário (local descoberto para banho de sol) e os jardins externos, onde também foram instaladas casinhas, tendas e anfiteatro. O projeto também conta com a brinquedoteca (equipada com TV, DVD, brinquedos e livros), que foi entregue no final do ano passado. Ao todo são quase mil metros quadrados que possibilitam recreação e qualidade de vida aos hospitalizados.

“A previsão era concluir essa segunda etapa em março, mas havia a reforma da enfermaria que precisava utilizar essa área da ala pediátrica para transitar com materiais de construção. Por esse motivo, tivemos de adiar a reforma e a inauguração”, explica Nádia.

Recursos

Os recursos para equipar os novos espaços foram arrecadados na Noite Sertaneja, evento beneficente realizado pelo ACIM Mulher no dia 5 de novembro de 2014 no Woods Bar, que cedeu o local e doou a renda do bar. Durante a festa, dois violões autografados por estrelas da música sertaneja foram leiloados, cuja renda foi revertida para o projeto do hospital, a exemplo do cachê da dupla Léo & Giba, responsável por animar a noite. O valor arrecadado com a venda de mesas, camarotes, ingressos, bebidas consumidas e leilão foi de R$ 34.490,00.

As obras foram executadas pela A. Yoshii Engenharia, que doou o material, a pintura e a mão de obra, somando mais de R$ 90 mil em investimentos. A UEM ficou responsável pelo paisagismo.

O projeto arquitetônico é de autoria dos acadêmicos que integram o projeto de extensão do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UEM, em parceria com Rosa Loureiro, arquiteta e conselheira do ACIM Mulher.