PARQUE DO JAPÃO

Visita do Casal Imperial do Japão será aberta ao público

Visita do Casal Imperial do Japão será aberta ao público
Evento será neste sábado (30), a partir das 15 horas

A visita do príncipe do Japão, Fumihito Akishino e da princesa Kiko Akishino, neste sábado (31), ao Parque do Japão, será aberta ao público. A comunidade terá acesso ao Parque pelo portão principal da rua Prefeito Sadao Inaoka, a partir das 15 horas. O público vai ser posicionado em frente ao Monumento Imin100, comemorativo dos 100 anos de imigração, na entrada do Parque, onde o Casal Imperial vai ser recepcionado pelo prefeito Roberto Pupin, pela primeira-dama e presidente do Provopar, Luiza Pupin e pelo presidente do Parque do Japão, Eduardo Suzuki e a esposa, Emilia.

O portão de entrada ao público será fechado às 18 horas. No período de espera para a recepção ao Casal Imperial serão realizadas apresentações culturais e artísticas. Os convidados para a visita também terão acesso ao Parque pelo portão principal da rua Prefeito Sadao Inaoka, se deslocando posteriormente para as áreas autorizadas.

O príncipe e a princesa Akishino vão conhecer o monumento Imin100, inaugurado pelo irmão de Fumihiko, o príncipe Naruhito, em 2008. O Casal Imperial passa também pelo mirante do Parque antes do deslocamento até o Centro de Eventos, para a recepção dos convidados e autoridades. Ainda no Parque serão plantadas mudas de cerejeira e de ipê branco, marcando a passagem do casal imperial a Maringá. A visita do príncipe e da princesa do Japão inclui ainda uma recepção na Acema.

Segundo na linha de sucessão do Trono do Crisântemo, o príncipe Fumihito Akishino e a princesa Kiko Akishino estão no país para as comemorações dos 120 anos do Estabelecimento das Relações Diplomáticas Japão-Brasil. O Casal Imperial chega ao Brasil nesta quarta-feira (28), desembarcando em São Paulo. Depois da capital paulista a comitiva passa por Curitiba na sexta-feira (30).

No Paraná, o príncipe e a princesa Akishino visitam ainda Londrina e Rolândia, onde está o Imin Center, o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil. Após visitarem Maringá, no domingo (1º) pela manhã seguem para Campo Grande e Miranda, onde vão conhecer o Pantanal do Mato Grosso do Sul. O Casal Imperial visita depois Belém, Brasília e Rio de Janeiro.

Fumihito nasceu em 30 de novembro de 1965 e recebeu o título de príncipe Akishino após o casamento com Kiko Kawashima, em 1990. Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de Gakushuin, especializou-se em Zoologia pela Universidade de Oxford. Entre outros títulos que carrega, Fumihito é presidente da Associação de Zoos e Aquários do Japão e do Instituto Yamashina de Ornitologia.

A princesa Akishino é a segunda plebeia a entrar para a família imperial japonesa (depois de Michiko, atual imperatriz). Filha de professor universitário, Kiko recebeu o título de princesa Akishino quando se casou com Fumihito. Ela é formada em Psicologia pela Universidade de Gakushuin e pós graduada na mesma área de estudos pela Universidade de Ochanomizu.

O Casal Imperial tem três filhos: a princesa Mako, de 24 anos, que hoje vive na Inglaterra onde faz pós-graduação em Museologia; a princesa Kako, de 21 anos, que estuda Artes na Universidade Cristã Internacional e o príncipe Hisahito, que tem 9 anos e cursa o ensino fundamental.