DIA DE FINADOS

Prazo para obras particulares no Cemitério Municipal vai até dia 29 de outubro

Prazo para obras particulares no Cemitério Municipal vai até dia 29 de outubro
Serviços de limpeza poderão ser feitos até véspera de Finados
Familiares de pessoas sepultadas no Cemitério Municipal de Maringá têm prazo até o dia 29 de outubro (quinta-feira) para realizar obras e serviços particulares de reforma, revestimento e pintura de túmulos para o Dia de Finados, a ser celebrado na segunda-feira, dia 2 de novembro.

Os serviços de duplagens de sepulturas, incluindo escavações, podem ser feitos apenas até o domingo, dia 25. Já os serviços de limpeza, lavagem, polimento, colocação de placas, fotos, inscrições, vasos e tampões de granito ou mármore poderão ser executados até a véspera de Finados, dia 1º de novembro.

Na segunda-feira, Dia de Finados, o Cemitério Municipal estará aberto para visitação das 07h00 às 19h00.

A administração do Cemitério Municipal comunicou que, por orientação da Vigilância Sanitária, não será permitida a entrada de vasos envoltos em embalagem plástica ou papel impermeável, bem como sacolas ou pacotes que contenham plásticos. As embalagens deverão ser retiradas para evitar a formação de focos dos mosquitos transmissores da dengue e da Febre Chikungunya - uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus - o popular pernilongo.

Comércio Ambulante

O uso do Cemitério Municipal e das áreas públicas adjacentes no período de preparação e na celebração do Dia de Finados, em Maringá, é disciplinado pelo Decreto nº 1610/2015.

De acordo com o que estabelece o inciso XIX do artigo 50 da Lei Orgânica do Município, o comércio ambulante nas proximidades deverá ocorrer no período de 31 de outubro - sábado - a 2 de novembro, apenas nos limites permitidos pelo Departamento de Fiscalização da Prefeitura.

Dessa forma, as áreas públicas liberadas para o comércio ambulante são a calçada da Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira - ao lado do Cemitério; a calçada da Praça de Todos os Santos; em toda a extensão da Rua Mem de Sá - respeitando-se o limite de 20 metros entre os portões da Câmara de Velórios e o portão de número 3, visando facilitar o acesso de pedestres.

Conforme o decreto, não será permitido o comércio ambulante em frente ao prédio da Administração e no interior do Cemitério Municipal.

O secretário de Serviços Públicos, Dorvalino Lopes de Macedo, lembra também que não será permitida a entrada de veículos particulares no interior do Cemitério no período entre 31 de outubro e 2 de novembro. “Serão disponibilizados veículos especiais para o transporte de pessoas com dificuldade de locomoção”, diz.

O recolhimento de materiais recicláveis - como borras de velas derretidas, por exemplo - será permitido somente após o encerramento do expediente nos dias 1º e 2 de novembro, às 19 horas.

Serviço de Localização

Conforme previsão da Administração do Cemitério Municipal, cerca de 300 mil pessoas deverão visitar as sepulturas entre o dia 1º - Dia de Todos os Santos - e 2 de novembro, Dia de Finados. As famílias que queiram localizar túmulos podem procurar pela administração do Cemitério ou dispor do site www.maringa.pr.gov.br e acessar a página de Serviços OnLine na sessão Cemitério.

Serviço:

Mais informações: 3901-3351 (Gerência do Cemitério Municipal).