PREVIDÊNCIA

Censo Cadastral Previdenciário terá início no dia 5 de outubro

O primeiro Censo Cadastral Previdenciário de Maringá será realizado para todos os servidores ativos, aposentados, pensionistas e seus dependentes e demais segurados vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) a partir do dia 5 de outubro. A atualização da base de dados de Previdência segue até o dia 4 de dezembro.

Maringá foi uma das 47 cidades que têm o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) selecionadas pelo Ministério da Previdência Social para integrar o Censo Previdenciário Cadastral. No Paraná também foram selecionadas as cidades de Campo Largo, Paranavaí e Londrina, que servirá de piloto ao programa. O Censo Previdenciário é patrocinado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O recadastramento vai ocorrer exclusivamente no período agendado para a realização do censo exigido pelo Ministério da Previdência Social. Os servidores em atividade, ao contrário, nunca haviam sido recenseados, o que justifica a importância e a necessidade do Censo Previdenciário Cadastral. Dependentes e os pensionistas também deverão ser recadastrados.

O censo será realizado por uma empresa contratada pelo MPS através do Porgrama de Apoio à Modernização da Gestão do Sistema de Previdência Social (Propev). No próximo mês o sistema estará disponível e os segurados deverão realizar o agendamento para atendimento por meio dos sites www.maringaprevidencia.com.br (aposentados e pensionistas) e www.maringa.pr.gov.br (servidores ativos).

Após o agendamento, o segurado deverá comparecer na data e local, com os documentos necessários. Em caso de doença que impossibilite a locomoção do servidor aposentado, o mesmo será visitado por uma equipe da Maringá Previdência. O servidor que mora em outra cidade deverá encaminhar uma declaração autenticada em cartório.