EXPOSIÇÃO

“Pinturas do Inconsciente” reúne obras de pacientes do Hospital Psiquiátrico

“Pinturas do Inconsciente” reúne obras de pacientes do Hospital Psiquiátrico
Evento acontece no Paço Municipal e aberta ao público gratuitamente
A exposição itinerante “Pinturas do Inconsciente - Transformando Seu Olhar” está montada no térreo do Paço Municipal até a próxima segunda-feira (21), aberta ao público gratuitamente. Esta é a 20ª edição da mostra, que reúne diversas obras desenvolvidas pelos pacientes atendidos no Hospital Psiquiátrico de Maringá, que comemora 53 anos de fundação.

O objetivo da exposição é levar ao conhecimento da população esse trabalho, que é realizado como alternativa terapêutica aos pacientes. “A terapia ocupacional é a arte em forma de tratamento. Nosso recurso é essa atividade e temos a prática de aproveitar o talento de cada paciente. Quando ele tem esse talento e está guardado por conta da doença, resgatamos essa capacidade produtiva dele”, destaca a terapeuta ocupacional responsável pelo projeto, Márcia Cristina Rodrigues Pinto.

No acervo existente no hospital há mais de 200 telas que foram produzidas ao longo das décadas desde que o projeto foi implantado. Uma vez por ano, geralmente no mês de setembro, algumas obras são escolhidas para integrar a exposição. “Temos telas de todos os tipos de paciente: com transtorno mental, dependente químico, depressivo. Com a evolução do tratamento, conseguimos ver desenhos menos abstratos, cor cores mais claras, mais nítidas. O paciente se expressa através da tela”, observa Márcia.

Para a profissional, a terapia ocupacional deve ser estimulada nos pacientes, visando o objetivo em torno do tratamento. “A pessoa deve acreditar no tratamento. Há muitos anos temos essa atividade, que passou a integrar nossa programação diária”, diz. Após a semana de exposição no Paço Municipal, as telas vão integrar outra mostrar na Universidade Estadual de Maringá (UEM).