INFRAESTRUTURA

Audiência sobre novo terminal urbano é marcada para outubro

A Prefeitura publicou o edital de convocação e a documentação referente à audiência pública para apresentação e discussão do projeto do Terminal Intermodal da Zona Central, Terminais de Transbordo nas avenidas Kakogawa e Morangueira e seus acessos. A audiência será no dia 14 de outubro, às 19 horas, no Auditório do Campus 2 da Unifamma (avenida Horácio Raccanello Filho, 5.000).

As obras fazem parte do projeto aprovado no PAC 2 - Mobilidade Urbana e inclui a implantação dos corredores de ônibus nas avenidas Morangueira e Kakogawa, além do Terminal Intermodal, que vai substituir o atual terminal urbano.

O projeto prevê transformar em terminais de integração do transporte coletivo as duas rotatórias existentes na Avenida Kakogawa, no cruzamento com a Avenida das Palmeiras (Praça Megumu Tanaka) e no cruzamento com a Avenida Américo Belay (Praça Emílio Fajardo Espejo). A mesma intervenção é prevista para o cruzamento das avenidas Morangueira e Alexandre Rasgulaeff (Praça Ouro Preto).

Durante a audiência pública, a administração municipal irá apresentar também o plano de distribuição provisória dos pontos de ônibus que terão de ser transferidos do terminal urbano para permitir a construção do Intermodal.

Tanto a avenida Morangueira como a avenida Kakogawa vão passar a contar com uma faixa exclusiva para o transporte coletivo, o que vai ser feito junto ao canteiro central. Para isso, vai ocorrer o estreitamento do canteiro existente hoje e a substituição da arborização. A proposta é que as grevíleas sejam substituídas por palmeiras imperiais.

Além dos terminais, também vão ser feitos pontos de ônibus em locais estratégicos para o atendimento dos passageiros. Para a Avenida Morangueira também é prevista a execução de obras de reforço da pavimentação.

Para dar continuidade ao corredor de ônibus, é previsto no projeto a implantação de uma faixa exclusiva para os coletivos ao lado do canteiro central da Avenida Colombo, entre as Avenidas Morangueira e Herval. Após acessar a Avenida Herval, os ônibus vão continuar a ter uma pista exclusiva, o que vai se tornar possível com a retirada dos estacionamentos existentes na pista à direita, ao lado da Vila Olímpica. No trecho da Herval entre as avenidas João Paulino e Horácio Raccanello, vai ser aberta uma terceira pista para o fluxo exclusivo dos ônibus.

Os documentos da audiência pública estão disponíveis para consulta no site da Prefeitura www.maringa.pr.gov.br - Audiência Pública Terminal Intermodal.