CULTURA

Teatro Calil Haddad recebe a 1ª Temporada de Óperas nesta segunda-feira (14)

Inicia nesta segunda-feira (14), com sessões às 17 e 20 horas, a 1ª Temporada de Óperas de Maringá no Teatro Calil Haddad. O espetáculo será realizado também nesta terça (15) e quarta-feira (16). A entrada é gratuita e os convites devem ser retirados na bilheteria uma hora antes do início dos espetáculos.

O objetivo do projeto é fomentar a produção operística na cidade e popularizar este gênero cultural entre a população, lembrando que estes espetáculos, em sua grande maioria, são realizados nos grandes centros urbanos.

Serão apresentadas as produções “Bastião e Bastiana” (livre adaptação da ópera Bastien und Bastienne, de W. A. Mozart para o contexto do interior paranaense, por André de Souza) e a récita “Trial by Jury” (o Júri) de Arthur Sullivan e W. S. Gilbert.

Depoimento do coordenador do evento, Sóstenes Pereira

Exatamente no dia 14 de setembro de 2013, levamos alguns alunos da UNATI para assistirem a temporada de óperas que estava em cartaz no Teatro Municipal de São Paulo, na ocasião a Ópera Don Giovanni, de W. A. Mozart. Como forma de avaliação, após a ópera, em um jantar, conversando com os alunos, perguntei um a um sobre o quê impactou aquela apresentação pra eles? O quê eles mais gostaram? Como a ópera influencia a vida? E o Sr. Paulo Cavalcanti (In Memoriam) nos disse: “Olha, eu vim pra cá pra me dar um presente de aniversário de 60 anos, pois eu não sabia o que era ópera e quando eu era criança, tinha lido num gibi e vim ver o que era. Aqui eu descobri que tenho de trazer meus filhos antes de morrer”.

Aquele depoimento foi o catalisador da Temporada de Óperas 2015, pois não precisamos ir aos grandes centros urbanos para assistir uma ópera, já que temos condições em promover em Maringá este evento.

Soubemos do Edital do prêmio Aniceto Matti pela Secretaria Municipal de Cultura de Maringá que estava aberto e tão logo propusemos o projeto, foi aprovado e está em execução.

Dessa forma, por meio do depoimento do Paulo e do Prêmio Aniceto Matti, para assistir boa ópera, não é necessário ir a grandes centros urbanos ou pagar ingressos para assistir. Aproveitar a vida é conhecer o que há de bom na arte de uma forma mais completa, pois na Ópera estão a dança, a música, a cena, o roteiro.

Sinopses

Trial By Júri - A divertida montagem da opereta de Arthur Sullivan (música) e W.S. Gilbert (libreto), que teve sua primeira produção em 1875 em Londres, põe em cena, por cerca e 40 minutos, o julgamento de um Edwin, acusado de romper uma promessa de matrimônio às vésperas do casamento com a jovem Angelina.

De trabalho musical menos pesado e uma trama que cai no gosto popular, é uma obra de conjunto que conta com trabalhos de preparação vocal e corporal, produção cultural. Cantada na língua inglesa com legenda em português.

Bastião e Bastiana - A ópera, adaptação de Bastien und Bastienne, de A. W. Mozart, trata das desventuras da jovem camponesa Bastiana que “supostamente” perde seu amado Bastião para uma nobre. Almejando reconquistar seu amor ela recorre aos conselhos e ajuda do Sr. Matoso, em torno do que se desenrola a trama. Cantada na língua portuguesa.

Programação

Segunda-feira (14)

Bastião e Bastiana

17 e 20 horas

Terça-feira (15)

Bastião e Bastiana

15 horas

Quarta-feira (16)

Trial by Jury

17 e 20 horas