CIDADE

Conselho da Mulher organiza manifestação sexta-feira (24)

O Conselho Municipal da Mulher, juntamente com a Assessoria da Mulher convocou entidades representativas de mulheres e de direitos humanos para uma manifestação na manhã de sexta-feira, 24, a partir das 8h. A mobilização vai acontecer em frente ao fórum e tem por objetivo exigir uma postura mais rígida do corpo de jurados em relação ao réu Vanderlei de Oliveira, que matou a esposa Rosa Soares Bento a pauladas em outubro de 2002.

Oliveira foi levado a júri por homicídio qualificado em novembro do ano passado. A condenação final, por 4 votos a 3, considerou o crime como passional e privilegiado, desqualificando o motivo fútil e a dificuldade de defesa da vítima. Quer dizer, a pena de oito anos caiu para 1 ano e

quatro meses em regime fechado.

O promotor Laércio Januário recorreu da decisão dos jurados e a 1º Câmara Criminal do Tribunal de Justiça decidiu, no início do mês, por anular o julgamento e marcar outro para o dia 24.

"Nós queremos que o assassino seja condenado por crime hediondo e cumpra os oito anos da pena", diz Maria de Fátima Sena, presidente do Conselho da Mulher. Ela vê grandes chances do resultado ser favorável ao entendimento do órgão representativo de mulheres. "Só o fato do tribunal mandar discutir novamente o assunto já é um bom sinal", finaliza. As faixas e cartazes das manifestantes ficarão em frente ao fórum,enquanto as presentes vão assistir ao julgamento.

PMM