ESPORTE

Equipe maringaense estreia na Liga Nacional de Handebol neste sábado (5)

Equipe maringaense estreia na Liga Nacional de Handebol neste sábado (5)
Objetivo é melhorar posição conquistada em 2014
O Maringá/Unimed/UEM/Unifamma faz a sua primeira partida na Liga Nacional 2015 no sábado (5), às 15 horas, no ginásio Chico Neto. O time de Maringá jogará contra a equipe do Unopar/Paiquerê FM/Blindex/Londrina, com entrada gratuita.

Maringá está no grupo A, ao lado do Unopar/Paiquerê FM/Blindex/Londrina (PR), ADI/Slice/APM Terminals/Itajaí (SC), ADJF/Independência Trade (MG) e Pinheiros (SP), atual vice-campeão da competição. O grupo B conta com o atual campeão TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté (SP), o São José (SP), Vasco/FAB (RJ), São Caetano (SP) e Funel/Uberaba (MG).

A Liga Nacional conta com dez equipes que se dividem em dois grupos com cinco times que disputam a primeira fase em dois turnos. Os quatro melhores por grupo garantem vaga para as quartas de final. A final da competição está marcada para o dia 19 de dezembro.

A equipe vem se preparando com treinos diários no ginásio Chico Neto, comandados por Leonardo Bortolini, que está em seu primeiro ano como treinador da equipe. “Na minha carreira como atleta consegui uma experiência muito importante com vários treinadores com quem trabalhei e com os campeonatos internacionais que disputei. Meu objetivo ao encerrar a carreira, era ser treinador para conseguir passar essa experiência e tentar ensinar o maior número de atletas possível, para ajudar não só o handebol maringaense, como o handebol nacional de uma forma geral”, conta o treinador.

Leonardo encerrou a carreira no final de 2014, quando ajudou a equipe maringaense a ficar na terceira colocação da Liga Nacional e foi escolhido o melhor jogador da competição. Também possui entre outras conquistas, a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro 2007 e a participação nas Olimpíadas de Pequim 2008.

Inicialmente, a partida estava marcada para ocorrer no ginásio Moringão, em Londrina. A equipe londrinense pediu para que a data da partida fosse remarcada para esta segunda-feira (7), mas a comissão técnica da equipe maringaense sugeriu que o mando fosse invertido, devido a preparação do time.

Paranaense

O Maringá também disputa o Campeonato Paranaense, onde lidera com oito pontos, ao lado da FAG/Cascavel. O adversário na estreia da Liga Nacional não disputa a competição. Segundo Leonardo, o time possui algumas informações pontuais sobre os jogadores que fazem parte do elenco do Londrina.

O treinador ainda comentou sobre a expectativa para a estreia. “Os atletas estão se dedicando bastante. Para alguns é uma novidade a participação em uma Liga Nacional, outros já tem certa experiência. Estamos ansiosos para que chegue o momento, para que a gente coloque o nosso trabalho em prática. Estou confiante em um bom trabalho. Acredito que a dedicação vai ser total”.

“Convidamos toda a população maringaense para prestigiar o clube da nossa cidade. É uma oportunidade de acompanhar o que há de melhor no handebol brasileiro. Desejo toda sorte aos atletas nessa caminhada rumo ao tão sonhado título nacional”, comenta o secretário de Esportes e Lazer, Francisco Favoto.