HABITAÇÃO

Maringá terá cinco novos conjuntos habitacionais

O convênio assinado sexta-feira (10) pelo prefeito Silvio Barros e o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Luis Cláudio Romanelli, vai possibilitar a construção de 161 moradias populares em cinco bairros de Maringá. Serão 71 unidades na região do Jardim Cidade Alta/Madri; 36 no Jardim São Francisco; 31 no Jardim Batel; 12 no Jardim Copacabana e outras 11 casas no Jardim Liberdade.

A cerimônia de assinatura do convênio foi acompanhada pela maioria dos secretários municipais; pelo presidente da Câmara Municipal, John Alves Correia e vereadores; pelo vice-prefeito Roberto Pupin; deputado federal Ricardo Barros e diretores regionais da Caixa Econômica Federal (CEF) - financiadora do empreendimento.

"É uma satisfação poder materializar o início do cumprimento de mais um compromisso assumido com a comunidade", afirmou o prefeito Silvio Barros, reafirmando o objetivo de construir duas mil moradias populares em Maringá dentro dos próximos três anos.

"Não se trata de uma iniciativa ousada e sim o mínimo que pretendo fazer nessa área, pois, quando prefeito, meu pai construiu duas mil casas e meu irmão outras duas mil", lembrou.

De acordo com as previsões do prefeito, ainda neste ano cerca de mil casas populares estarão sendo construídas em Maringá.

MAIS 390 CASAS: a construção dessas 161 primeiras unidades habitacionais faz parte do Programa Casa da Família, que procura atender famílias com renda de um a três salários mínimos mensais.

Os imóveis terão tamanhos variáveis de 40m² a 63m² e serão destinados à famílias cadastradas desde 1993 na Diretoria de Habitação da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Habitação (Seduh).

Ao destacar a parceria do Governo do Paraná com a Prefeitura de Maringá e a CEF, o presidente da Cohapar, Luiz Cláudio Romanelli, projetou o prazo de 45 dias para início das obras e anunciou para breve a formalização de outro convênio para a construção de mais 390 casas em Maringá, por meio do sistema de gestão comunitária.

"Em princípio serão 210 unidades no distrito de Iguatemi e outras 180 na área das Moradias Atenas", adiantou.

Para o deputado federal Ricardo Barros os projetos habitacionais em todo o Brasil estão sendo viabilizados pelo Ministério das Cidades, que adotou uma medida provisória destinando R$ 800 milhões para o setor.

Segundo o deputado, também está sendo estudada a alteração da instrução normativa do PAR (Programa de Arrendamento Residencial) que atualmente contempla apenas as capitais e suas regiões metropolitanas.

"Nos próximos dias vamos trazer para Maringá o ministro Márcio Fortes para mostrar a ele que os programas na área da habitação popular devem alcançar a todos os municípios brasileiros, especialmente a nossa cidade", concluiu.

Mais informações: 3221-1394 (Diretoria de Habitação / Seduh)

Pmm