TECNOLOGIA

Evento de Tecnologia TICNOVA começa nesta terça-feira (25). Veja programação

Evento de Tecnologia TICNOVA começa nesta terça-feira (25). Veja programação
Evento prossegue até sexta-feira (28)
Começa nesta terça-feira (25), no Teatro Calil Haddad, às 19h30, a edição 2015 do TICNOVA, com palestra da escritora, consultora e palestrante, Martha Gabriel. Ela é especialista em marketing digital, inovação e educação e autora do best seller “Marketing na era digital”. O tema será “O Futuro dos Negócios”.

Considerado o maior encontro de tecnologia da informação do Sul do país, o TICNOVA será realizado até sexta-feira. Além da palestra desta terça-feira, serão realizados workshops e minicursos na quarta e quinta-feira no CTM-SENAI. As visitas técnicas serão realizadas na TecnoSpeed e DB1 Global Software com hora marcada.

Os eventos são voltados para empresários, profissionais, professores, pesquisadores e acadêmicos do setor de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação). Serão abordados temas estratégicos com o objetivo de atualização tecnológica, difusão de tendências, aplicação de conceitos e geração de inovação: Novas Tecnologias, Empreendedorismo e Carreira, Negócios e Oportunidades.

A promoção é da Software by Maringá (SbM), APL de Software de Maringá e Região e SindTI, com apoio de entidades como Sebrae, Assespro Paraná, Softex, Centro de Inovação e Prefeitura Municipal.

O presidente da SbM, Edney Mossambani lembra que várias palestras do TICNOVA têm conteúdo transversal, ou seja, têm elementos que podem beneficiar vários setores. Ele afirma que o setor de TI é um dos novos pilares da economia mundial e que a região de Maringá vem despontando como um importante pólo de desenvolvimento, inclusive com índices de crescimento acima da média nacional.

“O TICNOVA consolida este cenário reforçando uma característica da nossa região que é a grande sinergia existente e a oportunidade da troca de experiências. A programação este ano está acima da média de eventos similares e, com isso, o conteúdo vai agregar valor aos profissionais e às empresas participantes”.

Representando o APL de Software, Joaquim Cardoso, enfatizou o reconhecimento do público em geral que entende a importância do evento. “Os participantes terão muitos benefícios”, frisou. Presidente do SindiTI, Marcese Maschietto lembra que a tecnologia da informação é “invisível” aos olhos do mercado.

“Um dos benefícios do TICNOVA é materializar a TI e colocar o setor em evidência”, afirma. Maschietto também reforça a pertinência dos temas e o alto nível dos palestrantes. O gerente regional do Sebrae, Luiz Carlos da Silva, diz que o setor de TI vem se destacando tanto que serviu como modelo para uma nova forma de trabalhar do órgão.

Eventos paralelos

Durante a abertura do TICNOVA serão homenageadas as equipes que se destacaram no 3º Hackathon, maratona que reuniu 16 equipes e 64 programadores e designers, entre outros profissionais, nos dias 15 e 16. Foram 28 horas de evento, divididas entre a elaboração de projetos e apresentação dos trabalhos. O objetivo das equipes foi desenvolver programas usando o conceito da internet das coisas (IOT), permitindo a conexão com itens usados no dia a dia, como relógios, bebedouros, tênis, entre outros.

Foram apresentados 6 projetos de Economia de Energia, 4 de Nascentes e Fundos de Vale e 5 de trânsito.

Programação de palestras e oficinas no CTM/SENAI – dias 26 e 27

Dia 26 - 20h45

Palestra: Be Mean

Jean Carlo Nascimento Suissa, evangelista de novas tecnologias NoSQL e Node.js, organizador dos eventos FrontinSampa e Sampa.jr.

Palestra: Como UX pode transformar seu negócio local em global

Melina Alves: Be Mean, fundadora da DUXcoworkers.com, professora no MBA de UX, Arquitetura da Informação e Usabilidade da Faculdade Impacta e no MBA de Marketing da FAP-SP.

Dia 27 - 20h45 - 22h00

Palestra: Watch & Wear com Xamarin e C#

Rogério Rodrigues, Software Architect na 2PC Informática com foco em Desenvolvimento Mobile. Microsoft Student Partner e Xamarin Student Ambassador, promovendo o conceito de desenvolvimento CrossPlatform com C#.

Dia 27 - 19h15 - 20h30

Palestra: Inteligência Artificial ou Imbecilidade Humana?

Valdemar Setzer Um dos pioneiros no ensino e pesquisa em Ciência da Computação no Brasil. Formou-se em Engenharia Eletrônica no ITA e doutorou-se na USP. Foi professor nas Universidades do Texas em Austin, USA, e de Stuttgart na Alemanha

Dia 26 - 20h45 - 22h00

Palestra: Testes de mobile -

Elias Nogueira, possui MBA em Teste de Software e a certificação internacional de teste de software CSTE – Certified Software Tester, oferecida pela QAI Brasil. Trabalhou em projetos de engenharia de teste de qualidade de dados (Data Mining, Data Cleasing, Data Profiling, Noisy text analysis) e Georeferenciamento (Marketing de Precisão). É especialista em automação de testes em ferramentas open source e soluções da HP (QTP, LoadRunner, Quality Center).

Dia 26 - 19h15 - 20h30

Palestra: Automação de testes -

Julio de Lima Especialista em automação de testes de software, possui formação em Tecnologia da Informação e certificações internacionais (CTFL e CTAL-TM pelo ISTQB) e nacional (CBTS pela ALATS). Atualmente é consultor de automação de testes e instrutor na Qualister.

Dia 27 - 20h45 - 22h00

Palestra: Da realidade aumentada até humanos aumentados

Verônica Teichiriebi, Doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Participou de um programa de doutorado sanduíche na Aerosensing Radarsysteme GmbH, Alemanha. É professora do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE), onde lidera o grupo de pesquisa VOXAR labs.

Dia 26 - 19h15 - 20h30

Palestra: Como inovar em tempos de crise -

Arthur Schuler da Igreja Professor da FGV-RJ, atuação profissional e acadêmica em 23 países, certificado em negociação na Harvard University e Cambridge University, doutorando na École Supérieure de Commerce de Rennes (França), Mestre pela Georgetown University (EUA).

Dia 26 - 20h45 - 22h00

Palestra: Survival Horror? Empreendendo em Games no Brasil -

Paulo Luis Santos é Empreendedor, Game Designer, Músico e Professor. Fundou, em 2012, a Flux Game Studio, empresa brasileira de desenvolvimento de games autorais e sob encomenda que conquistou clientes multinacionais como Ambev, Banco Bradesco e a publicadora global 505 Games.

Dia 27 - 19h15 - 20h30

Palestra: Empreendendo com Alto Impacto

Marco Antônio Mazzonneto Formado em Administração pela UFPR, e com cursos de empreendedorismo e liderança na University of Manitoba – Canadá, Marco Antonio trabalha com empreendedorismo desde 2010. Hoje é um dos responsáveis pela área de Apoio a Empreendedores na Endeavor Paraná, já tendo atuado também na área de prospecção de empreendedores de alto impacto no estado.

Dia 27 - 20h45 - 22h00

Palestra: Os 5 maiores erros de quem vai desenvolver um Game e eu cometi TODOS! -

Francisco Isidro, professor e Pesquisador nas áreas de Game Development, Mobile e Cloud Computing. Tem projetos para ensinar a molecada a programar desde cedo e ainda quer ver um país mais programador. A partir desse sonho, ele utiliza Games como forma de aproximar a galerinha fanática do “lado negro da força”.

Dia 27 - 19h15 - 20h30

Palestra: Inovação Tecnológica - Internet das Coisas

Claudenir de Andrade Formado pela Academia de Sistemas Informáticos de Madrid em Análise de Sistemas, trabalha com automação comercial há 18 anos, foi responsável pela homologação e aprovação de ECF´s Brasileiros em Países como Equador e Venezuela. É Diretor de Integração Tecnológica e Pré-venda da Urmet Daruma, onde atua há 11 anos, criou a divisão de Desenvolvedores Daruma Developers atualmente com quase 7.000 desenvolvedores.

Dia 27 - 19h15 - 20h30-

Palestra Cidades Tecnológicas e Mobilidade Urbana

André Marcolino, Possui Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, graduado em Industrial Design. Possui sólida experiência no planejamento e estratégias de inovação para indústria, usando a metodologia do Design Thinking. Trabalhou em grandes multinacionais de diversos setores e agências de Design e inovação. Atualmente, trabalho na Experience Design Thinking, uma Empresa de Gestão do Business Design, É Empretéco Sebrae, Faz parte do Conselho Diretor ADP – Associação Design de Produto.