TECNOLOGIA

Em maratona de programação profissionais trabalharão 28 horas seguidas

O 3º Hackathon de Maringá acontece neste sábado e domingo (dias 15 e 16). Programadores, designers e outros profissionais participarão de uma maratona, que terá duração de 28 horas, para o desenvolvimento de softwares.

O Hackathon, termo que combina as palavras inglesas hack (programar de forma excepcional) e marathon (maratona), será no terceiro piso e terá início às 14 horas no sábado e encerramento às 18 horas no domingo, com a entrega e apresentação dos trabalhos. O objetivo é desenvolver programas que atendam a um fim específico ou projetos livres inovadores.

No ano passado, o trabalho deveria resultar em aplicativos para celular. Já neste ano os profissionais precisarão apresentar como resultado programas que conectam os itens usados no dia a dia, como relógios, bebedouros, tênis e outros, à internet. Para isto, farão uso do Arduino, placa que permite a automação de projetos eletrônicos e robóticos por profissionais e amadores.

No total, 64 profissionais, divididos em 16 grupos, participarão das atividades. A maratona será realizada pelo APL de Software de Maringá e região e pela Câmara Técnica de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem). A maratona integra o Ticnova 2015, que será realizado entre 25 e 27 de agosto.