ESPORTE

Terezinha Guilhermina será porta-bandeira do Brasil no Parapan

Terezinha Guilhermina será porta-bandeira do Brasil no Parapan
Atleta conquistou três ouros no Parapan de Guadalajara
A multicampeã Terezinha Guilhermina, velocista paralímpica que treina na pista de atletismo do estádio Willie Davids, será a porta-bandeira da delegação brasileira na cerimônia de abertura dos Jogos Parapan-Americanos, nesta sexta-feira (7), às 20 horas, em Toronto, no Canadá.

O Brasil terá o maior número de atletas do evento, com 272 competidores. As provas de atletismo serão realizadas entre os dias 10 e 14 e Terezinha correrá ao lado do atleta-guia, Guilherme Santana nas provas das classes T11 e T12. A competição, que termina no dia 15 de agosto, serve como preparação para os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro 2016.

A velocista conquistou um ouro em Pequim 2008 e desde que passou a treinar em Maringá, em 2009, a atleta ganhou duas medalhas de ouro paralímpicas em Londres 2012, três medalhas de ouro no Mundial Paralímpico de Atletismo, em Lyon 2013, e três ouros no Parapan de Guadalajara 2011. Guilhermina se formou em psicologia em Maringá e fundou o Instituto Terezinha Guilhermina, em julho de 2014, com a parceria da Secretaria de Esportes e Lazer. No mesmo ano, foi escolhida como Melhor Atleta Feminina do Paradesporto Brasileiro, prêmio oferecido pela Confederação Paralímpica Brasileira.