HABITAÇÃO

Financiar imóvel ficará mais difícil para aqueles que já possuem algum empréstimo

A Caixa Econômica Federal irá anunciar mais uma mudança para a concessão de financiamentos imobiliários com funding de poupança. A partir do próximo dia 17 de agosto, clientes que já forem detentores de financiamento desta linha de crédito, não poderão tomar novo empréstimo, ainda que possuam renda para tal.

A única exceção serão os financiamentos para imóveis comerciais e aquisição de lote urbanizado residencial. Nestas situações, mesmo possuindo financiamento ativo, será possível novo empréstimo.

Todas as mudanças feitas pela Caixa esse ano, são reflexo da escassez de recursos da poupança, que vêm registrando um volume de saques maior do que o de depósitos desde o começo do ano. Em 2014, 60% dos financiamentos imobiliários contratados pela Caixa tinham como funding recursos da poupança.

Em maio a Caixa já havia informado que o foco deste ano seriam os financiamentos com funding de FGTS. Todas essas mudanças abrem cada vez mais espaço para os bancos privados e, principalmente, para o Banco do Brasil - cabe lembrar que o BB divulgou que em junho a captação líquida na poupança foi positiva (R$ 920 milhões).

Fonte: Artigo de Daniele Akamine.