FISCALIZAÇÃO

Proprietários de caçambas notificadas têm prazo de um mês para se regularizarem

Proprietários de caçambas notificadas têm prazo de um mês para se regularizarem
Equipes da Fiscalização identificaram três pontos com caçambas irregulares

Após ter recebido denúncias relativas a empresas do ramo de disque entulho, quanto a permanência de caçambas em eixos residenciais e comerciais sem o devido licenciamento, vazias ou cheias de lixo, a Diretoria de Fiscalização da Prefeitura de Maringá emitiu notificação geral aos proprietários para que se regularizem.

Esses contribuintes terão até 30 de setembro para cumprirem a legislação, salvo os casos que já estejam em procedimento fiscal, ou que tenham registro de alguma reclamação ou denúncia neste período.

Após este prazo, a fiscalização será intensificada e, constatado o exercício irregular da atividade, a autuação e o embargo serão imediatos, conforme a Lei Complementar nº 413/2001. Respondem solidariamente pelas infrações os interessados, direta ou indiretamente pelo empreendimento, bem como o proprietário do imóvel onde forem depositadas as caçambas.

Segundo o diretor de Fiscalização, Marco Antônio Lopes de Azevedo, esta é mais uma ação em conjunto com o Sincontábil e entidades que assessoram as empresas. “Entendemos que aqueles que atuam conforme a legislação prestam um serviço de grande valia na destinação de lixo e entulho, contribuindo com o Poder Público. Vamos fiscalizar para que não haja mais situações irregulares, principalmente por conta da dengue”, explicou.

A Lei Complementar nº 888/2011 determina que além dos padrões de segurança, higiene e bem-estar da comunidade, devem ser igualmente obedecidas as normas relativas à permissão da atividade específica, segundo os critérios de ocupação do solo e as restrições de uso por tipo de edificação.

A Instrução Normativa nº 1.470, de 30 de maio de 2014, da Secretaria da Receita Federal, determina a obrigatoriedade de cada estabelecimento se inscrever no CNPJ, inclusive as unidades auxiliares, tais como depósito fechado, posto de coleta, garagem etc; e o CNAE específico da atividade de “coleta de resíduos não-perigosos de origem doméstica, urbana ou industrial por meio de lixeiras, veículos, caçambas etc.” é o 3811-4/00.

Nesta semana, equipes da Fiscalização identificaram três pontos com caçambas irregulares: na Travessa Mercúrio e na Travessa Terra - próximo ao Contorno Sul, e em um terreno na Rua Violanda - próximo ao Shopping Catuaí.