FISCALIZAÇÃO

Vistoria nos veículos do transporte escolar inicia nesta segunda-feira (13)

Vistoria nos veículos do transporte escolar inicia nesta segunda-feira (13)
Fiscalização segue até o dia 17

A Secretaria de Trânsito e Segurança (Setrans) começou nesta segunda-feira (13) a vistoria em veículos que realizam o transporte escolar em Maringá. A fiscalização segue até o dia 17 de julho, período em que os agentes da Secretaria vão avaliar as condições de 84 vans. O objetivo da ação, que é realizada semestralmente, é garantir a segurança no translado dos alunos.

No primeiro dia de ação o foco é verificar os veículos que trabalham atendendo escolas particulares e nos dias 14 e 15, o transporte escolar autônomo com o agendamento feito a partir da numeração das placas. Os dias 16 e 17 serão voltados às pessoas que foram reprovadas em algum dos quesitos avaliados para que estas façam a reapresentação da van para uma nova vistoria da adequação solicitada.

O atendimento é feito das 8 horas às 11h30 e das 13h30 às 17 horas na sede da secretaria, na Avenida Gastão Vidigal, 421, antigo aeroporto. “A Setrans faz uma convocação de todos os titulares de veículos de transporte escolar, os proprietários protocolam e agendam”, pontua o coordenador de transportes especiais da secretaria, Eduardo Hiroshi Igarashi.

São mais de 20 itens verificados, principalmente os itens de segurança, como tacógrafo, extintor de incêndio, cinto de segurança, parte elétrica, freios, pneus, entre outros. Os agentes também acompanham outros aspectos, por exemplo o conforto, a higiene, a aparência dos veículos e também dos condutores. A van deve estar em bom estado de conservação, não ultrapassando 10 anos de uso.

“Após a vistoria, as vans que estiverem dentro das normas vão receber um selo de aprovação que deve ser aplicado em um local visível do veículo”, diz Igarashi. Caso o titular da van não realize a regularização solicitada, além de não receber o selo de aptidão para exercer a função, o motorista será impedido de utilizar o veículo para o transporte de pessoas.

Denúncia

Caso os usuários do transporte escolar ou responsáveis pelos alunos transportados notem algum tipo de irregularidade na van, a Setrans reforça que estes devem denunciar por meio do 156 ou diretamente na Gerência de Terminais e Concessões, no telefone (44) 3221-8500.