TRÂNSITO

Número de vítimas fatais no trânsito cai 32% em Maringá

Número de vítimas fatais no trânsito cai 32% em Maringá
Segundo Setran em 2015 foram registrados 28 óbitos

O número de vítimas fatais em acidentes de trânsito, considerando o perímetro urbano e rodovias dentro do município de Maringá, obteve uma redução de 32% no primeiro semestre de 2015 em comparação com o mesmo período em 2014. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (7) pela Secretaria de Trânsito e Segurança (Setrans).

No primeiro semestre do ano passado foram contabilizados 41 óbitos decorrentes de acidentes de trânsito. Desse total de acidentes, 20 envolviam condutores ou passageiros de motocicletas, 7 de veículos automotores, 2 ciclistas e 12 vítimas pedestres.

Segundo a Setrans, este ano o número caiu para 28 óbitos no primeiro semestre, representando uma redução de 32%. Desse total, 19 representam vítimas condutoras ou passageiras de motocicletas, 3 de veículos automotores, 2 ciclistas e 4 pedestres.

Houve uma redução de 66% no número de pedestres vítimas de trânsito - 12 no primeiro semestre do ano passado contra 4 no mesmo período deste ano. Na condução de veículos automotores, o número de vítimas caiu de 7 para 3, representando uma redução de 57%.

A estatística divulgada no Portal da Setrans (www.maringa.pr.gov.br) leva em consideração os óbitos ocorridos nas vias urbanas do município, bem como as rodovias dentro do perímetro urbano - PR 323 / PR 317 / BR 376.

Para o secretário de Trânsito e Segurança, Ideval de Oliveira, a redução no número de vítimas fatais se deu em função do trabalho preventivo e repressivo proposto para o ano de 2015, mas já iniciado no final de 2014.

“Esse resultado positivo teve início quando foram instalados os novos equipamentos de fiscalização eletrônica - radares de velocidade e avanço de semáforo - e também com a intensificação nas palestras educativas promovidas em faculdades, empresas e associações. Outras ações importantes que contribuíram com essa redução foram o curso de pilotagem ′Motociclista Prudente′ e o trabalho educativo realizado junto às escolas infantis para as futuras gerações de motoristas, o que influencia cotidianamente na conduta dos pais motoristas”, explicou.

Dentre as iniciativas adotadas pela Setrans com a finalidade de reduzir o número de vítimas no trânsito, o secretário destacou a criação de uma comissão interna composta por servidores técnicos. Essa comissão é responsável por realizar visitas, levantamentos e estudos nos locais onde ocorreram os acidentes de trânsito com vítimas graves e óbito no local ou posterior. Segundo o secretário, as análises resultam em propostas de melhorias, sendo essa uma das prioridades para o segundo semestre.