TRÂNSITO

Maringá estréia na campanha: "Na cidade sem meu carro"

Amanhã, das 7 às 18 h, o trecho da avenida Brasil, entre Herval e Duque de Caxias, será interditado para realização da campanha “Jornada Brasileira – na cidade sem meu carro” cujo lema é “Dê um exemplo de cidadania – dia 22 de setembro deixe seu carro em casa”.

Só será permitida no local a circulação de pedestres, ciclistas, ônibus do transporte coletivo, táxis e veículos de serviços essenciais como ambulâncias, coleta de lixo, viaturas, entre outros.

O objetivo da jornada é sensibilizar a comunidade para reduzir o uso do veículo, contribuindo para o combate à poluição e a redução de gastos públicos; incentivar para que a população utilize mais o transporte coletivo e, ainda, informar aos cidadãos sobre alternativas de mobilidade sustentável no planejamento urbano e no uso de combustíveis renováveis e não poluentes.

Primeira participação

Esta será a primeira participação de Maringá na “Jornada – na cidade sem meu carro”. No Paraná, Maringá será a segunda cidade a participar, a primeira foi Curitiba. A primeira edição aconteceu em 1998, na França, e contou com a adesão de 35 cidades. A primeira participação do Brasil foi em 2001 com 11 cidades; em 2002 esse número aumentou em 17 e, em 2003, para 23.

PMM