ECONOMIA

Vendas de materiais de construção para o comércio caíram mais de 4% na região Sul

Números apresentados no estudo da Conjuntura da Cadeia da Construção divulgados pela ABRAMAT - Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção – apontam que as vendas de materiais de construção da indústria para o comércio caíram 4,1% na região Sul do país nos três primeiros meses de 2015, em comparação ao mesmo período no ano passado. Ao todo, a região vendeu R$ 677 milhões no primeiro trimestre.

Entre os estados da região, Rio Grande do Sul lidera a queda nas vendas de materiais de construção da indústria, com retração de 4,2% no acumulado dos últimos 12 meses. Em contrapartida, houve crescimento de 4,6% nas vendas em março deste ano, fazendo com que estado acumule R$ 205 milhões nestes três primeiros meses.

"Para os próximos meses as projeções apontam para a ligeira e gradual recuperação com um desempenho melhor no varejo, inicio do MCMV 3, bem como a substituição de importações resultante da continuidade da desvalorização do Real", destacou o presidente da Abramat, Walter Cover.

Sobre a ABRAMAT

Desde a sua fundação, em abril de 2004, a ABRAMAT acompanha e contribui para o crescimento da Construção Civil no país, atuando como interlocutora do setor junto ao Governo e aos demais agentes da cadeia produtiva da construção civil. A entidade representa aproximadamente 70% de toda indústria dos materiais de construção. Entre os temas que representam os focos de atuação da entidade estão: a competitividade da indústria, a desoneração fiscal de materiais para construção, a conformidade técnica e fiscal na produção e comercialização dos materiais, a profissionalização da mão-de-obra da construção, o inventivo ao desenvolvimento da construção industrializada (pré-moldados) e a responsabilidade socioambiental dos agentes do setor.