Universidade lança campanha contra o tabagismo
O Centro Universitário Unicesumar lançou uma campanha com o tema "Quanto custa ser fumante", visando combater o uso do cigarro entre os jovens.
Ao contrário da maioria das campanhas antitabagismo, que fazem apelo pelo lado da saúde, a instituição resolveu apostar numa outra abordagem e mostrar o quanto o fumante perde em valores, que poderiam ser investidos para melhoria da sua vida em diferentes aspectos.
"Além de o cigarro prejudicar sua saúde e a de todos ao seu redor, faz sonhos de vida e consumo virarem cinzas. O dinheiro que você gasta com o cigarro, poderia ser investido em cursos de graduação, pós, viagens e muito mais coisas que trariam retorno positivo à sua vida", diz a mensagem da campanha, que usa utiliza cartazes e mídia social para atingir o público alvo.
De acordo com o gerente de marketing da instituição, Joselmo Rezende, a ideia foi usar uma abordagem menos agressiva e diferenciada. "A mensagem que criamos soa melhor para o ambiente escolar e traz outro olhar para o consumo de cigarro. Repetir as mesmas informações de sempre, mostrar imagens como as que aparecem nos maços de cigarro, não seria interessante para este público. Optamos assim por falar do problema de uma outra forma, visando despertar a consciência dos jovens universitários", explica.
Conforme pesquisa realizada pela revista norte-americana JAMA Internal Medicine e publicada nesta segunda-feira, o tabagismo é uma doença epidêmica e está no topo da lista quando se trata de causas de mortes evitáveis, não só no Brasil quanto no mundo. No Brasil, estima-se que o hábito cause cerca de 200 mil mortes por ano. Este é o motivo porque a instituição Unicesumar resolveu investir na campanha.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.