Você sabe como descartar corretamente os seus produtos eletroeletrônicos em desuso? Infelizmente muitas pessoas ao comprar um produto novo acaba jogando o antigo no lixo comum, o que é prejudicial ao meio ambiente. Para ajudar a população de Maringá a dar uma destinação correta para esse tipo de material, o SESCAP-PR promove nesta sexta, dia 12, a quarta edição da Campanha E-Lixo na cidade. A ação acontece na Praça Raposo Tavares, das 9 às 16 horas.Alguns dos componentes dos produtos eletroeletrônicos são metais pesados, como arsênio, cobre, chumbo, mercúrio e cromo. Todos são potencialmente tóxicos, e quando acabam sendo depositados na natureza podem contaminar tanto o meio ambiente, quanto as pessoas que os manipulam. "O objetivo da campanha é recolher esses resíduos eletrônicos e fazer a correta destinação do material sem prejudicar o meio ambiente", explica a diretora regional do SESCAP-PR, Miriam da Silva Braz.
Sucesso por onde passaDesde 2011, quando foi lançada pelo SESCAP-PR, a campanha já recolheu mais de 230 toneladas de resíduos, nas cidades de Arapongas, Cascavel, Curitiba Guarapuava, Maringá, Paiçandu, Toledo e Umuarama."Essa é a quarta edição da Campanha na cidade, e todos os anos tivemos uma participação muito grande da população maringaense. Acredito que esse ano não vai ser diferente e vamos dar mais um exemplo de consciência ambiental", acredita Miriam.
Destino socialTodo material recolhido será destinado para a Coopercanção, que realiza a separação e destinação final dos resíduos eletrônicos. A cooperativa, especializada na triagem de materiais eletrônicos, conta com local licenciado pelo IAP, e gera emprego e recursos para famílias de baixa renda.O que descartar?O lixo eletrônico é todo resíduo material proveniente de equipamentos eletroeletrônicos. Aproveite para descartar na campanha E-Lixo: computadores; monitores; televisores; rádios e equipamentos de som; aparelhos de telefone e celulares; aparelhos de fax; impressoras; câmeras fotográficas; aparelhos de vídeo; entre outros.
Lixo tóxico nãoProdutos que requerem manuseio especial como pilhas, lâmpadas e baterias não serão recolhidos na campanha.