PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Especialista em restaurações avalia “Painel do Café”

Especialista em restaurações avalia “Painel do Café”
Arquiteto Roberto Martins, da Arquibrasil de Curitiba

O especialista em restaurações, arquiteto Roberto Martins, da Arquibrasil de Curitiba, realizou na segunda-feira (25) a primeira avaliação do “Painel do Café” para a transferência da obra que está afixada na parede de uma sala comercial na avenida Getúlio Vargas. Martins já realizou restaurações em importantes prédios históricos do estado, e conseguiu extrair um azulejo e amostras da argamassa para outras avaliações.

Em fevereiro as famílias Maimone e Bruder doaram a obra para o município que é tombada como patrimônio histórico de Maringá. O Painel do Café foi construído em 1956 e representa uma cena da colheita de café. O painel mural de azulejos mede 2,4 de altura (16 azulejos) por 7,95 de largura (53 azulejos). São 848 peças de 15 x 15 centímetros.
A obra foi trazida para Maringá nos anos 50 e instalada pelo segundo prefeito de Maringá, Américo Dias Ferraz, no Bar Colúmbia, que na época era ponto de encontro de corretores, cerealistas e políticos.

A secretária de Cultura, Olga Agulhon, destaca que a intenção é a de remover o painel principalmente para sua preservação. “A obra tem uma grande importância histórica para o município e será instalada em local que poderá ser vista por milhares de pessoas”, ressalta.