A 41ª edição da Prova Rústica Tiradentes, que será disputada no próximo final de semana, bateu novamente o recorde de inscritos. No total são 4780 atletas registrados entre as 32 categorias. A prova principal será realizada no domingo (26), a largada da categoria masculina será às 8h45, já a feminina será às 9 horas.As disputas das categorias menores serão no sábado (25) a partir das 15 horas no estádio regional Willie Davids. A disputa entre os menores conta com o dobro de inscritos, - mais de 500 - em relação ao ano passado, e que representa o constante incentivo e desenvolvimento nos esportes de base em Maringá. A corrida terá um percurso de 10 mil metros. As categorias de disputa serão as seguintes, tanto para homens e mulheres: Juvenil (16 a 19 anos), Categoria A (20 a 24 anos), Categoria B (25 a 29 anos), Categoria C (30 a 34 anos), Categoria D (35 a 39 anos), Categoria E (40 a 44 anos), Categoria F (45 a 49 anos), Categoria G (50 a 54 anos), Categoria H (55 a 59 anos), Categoria I (60 a 64 anos), Categoria J (65 a 70 anos) e Categoria K (71 anos e acima). Além dessas, duas categorias especiais fazem parte: atletas de Maringá e da Polícia Militar. Disputada nas principais avenidas de Maringá, a Rústica Tiradentes construiu uma história ao longo destes 40 anos. Criada pelo 4ª Batalhão da Polícia Militar, a Tiradentes teve suas duas primeiras edições com um percurso de 4,8 quilômetros, passando para 6 mil e chegando até a marca atual, com largada e chegada na avenida XV de Novembro, em frente à Prefeitura.
Em 1978 foi disputada a primeira prova na categoria menores, e a partir de 1990 a Prefeitura passou a organizar a disputa da categoria. Em 1997 a Prova foi oficializada junto a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT). Entre os milhares de corredores que passaram pela disputa, a Prova Rústica Tiradentes teve campeões de renome, como Vicente Pimentel Dias atual coordenador do projeto da Associação de Atletismo de Maringá (AAM) e vencedor das duas primeiras edições, em 1975 e 1976, o brasileiro Elenilson Silva, os quenianos Titus Kibbi, Stanley Kipchirchir, o tanzaniano Ismael Juma Gallet, além do medalhista olímpico em Atenas 2004, Vanderlei Cordeiro de Lima. Entre as mulheres, Marcia Narlock, Maria Zeferina Baldaia, Eunice Kirwa, Paskalia Chepkoirir e Marizete Paula Rezende foram as vencedoras de maior destaque da Prova Tiradentes. “O número recorde desta edição reforça a tradição e a qualidade deste que é um dos principais eventos esportivos de Maringá e do Paraná. Vamos reunir aqui inúmeros talentos brasileiros, internacionais e do próprio município. Estamos sempre incentivando também a prática esportiva daqueles que buscam melhores hábitos de vida. É com grande satisfação que a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer organiza mais uma edição desta que é uma das provas rústicas mais tradicionais do Brasil”, comenta a secretária de Esportes e Lazer, Maria Iraclézia de Araújo.
Chips e kitsOs kits com chips e camisetas da Prova deverão ser retirados na sexta-feira e sábado, dias 24 e 25 de abril, entre as 8 e 22 horas, na sala de reuniões da Prefeitura. Não será possível retirar os kits no dia da Prova.