PARQUE DO INGÁ

Macacos-prego são transferidos para Zoológico de Curitiba

Macacos-prego são transferidos para Zoológico de Curitiba
Animais faziam parte do acervo da fauna cativa do parque

Nesta última quinta-feira (9), três macacos-prego (sapajus nigritus) do Parque do Ingá foram transferidos para o Zoológico de Curitiba. Os animais faziam parte do acervo da fauna cativa do zoológico do Parque do Ingá fechado em 2006.

A Secretaria de Meio Ambiente teve a iniciativa de transferir os primatas para readequá-los em um local mais amplo. Segundo a legislação vigente do IBAMA, esses animais cativos não poderiam ser soltos.

Após chipagem, exames físicos e laboratoriais que comprovaram o bom estado sanitário desse animais a transferência foi realizada com sucesso. O procedimento foi acompanhado pela equipe de controle ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Júlio Grochoski Neto e Maristela Galvão), executado pela médica veterinária Evandra Voltarelli Pachaly e técnicos Leandro Thomas e André Martins.

Localizado no bairro do Boqueirão, o Zoológico de Curitiba está entre os cinco zoológicos mais conceituados do país, não apenas por sua estrutura física, mas também pelas medidas de bem-estar que ele proporciona aos animais.

O Zoológico de Curitiba possui um acervo de mais de 2 mil espécimes representados por diversos grupos de aves e mamíferos nativos e exóticos. Os macacos-prego permanecerão em isolamento por 40 dias para observação, em seguida serão soltos em uma ilha com outros da mesma espécie.