SUSTENTABILIDADE

Maringá não atinge metas do Programa Cidades Sustentáveis

O resultado parcial da pesquisa, em andamento, realizada pelo Observatório das Metrópoles Núcleo UEM/Maringá, demonstra que a cidade não está conseguindo cumprir com as metas da área de saúde, assumidas em carta-compromisso assinada pelo prefeito Roberto Pupin.

A Plataforma Cidades Sustentáveis foi lançada em 2010 com o intuito de sensibilizar e mobilizar as cidades brasileiras a desenvolverem de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Em conjunto, foi criada uma carta-compromisso destinada aos candidatos ao governo, os quais se comprometeriam a realizar uma gestão pública voltada ao desenvolvimento justo e sustentável. Em 2011, foi lançado o Programa Cidades Sustentáveis, que abrange a plataforma, tendo como foco as eleições municipais que aconteceram em 2012. Nessa condição, os signatários da carta-compromisso se comprometeram a promover a Plataforma Cidades Sustentáveis em seus municípios, alimentando seus indicadores básicos ao final de cada ano de gestão.

Sete dos indicadores da pesquisa possuem valores consideravelmente discrepantes em no mínimo um dos anos analisados. Dentre eles três possuem discrepância positiva. São eles: mortalidade por doenças do aparelho circulatório, Mortalidade por doenças do aparelho respiratório, e pessoas infectadas com dengue, mas é importante ressaltar que a fonte descrita no site do programa não era o DATASUS para os dois primeiros indicadores citados anteriormente, podendo assim existir a ocorrência de erros. Ademais, apesar do índice de infectados pelo vírus da dengue se mostrar menor em 2012, o mesmo teve um crescimento excessivo em 2014, chegando a um índice de 9,04.

Os outros índices contraditórios são: desnutrição infantil, doenças com veiculação hídrica, mortalidade materna, e unidades básicas de saúde. Ressalta-se ainda que para o cálculo do índice de crianças desnutridas foi usado somente crianças com menos de 1 ano, ao passo que o site fornece dados para menores de 5 anos. Mesmo nesse cenário, o número de desnutridos encontrado no DATASUS é demasiadamente maior que o encontrado no site do programa. Quando se fala de mortalidade materna, em 2013, tem- se que o valor encontrado é 99,02% maior que o esperado. O indicador unidades básicas de saúde chama atenção, visto que o índice encontrado para 2014 não supera o disponível na plataforma Cidades Sustentáveis para o ano de 2012.

Este índice também conta com divergência quando comparado ao dado

fornecido pelo site da prefeitura do estado. Nessas condições o mesmo, apresenta três valores indicativos distintos para um mesmo ano.

Se tratando de aparelhos públicos esportivos tem-se diferença entres sites. A prefeitura disponibiliza um valor de 1,8, contra 3,32 da plataforma. É considerada a possibilidade de erro ao alimentar a primeira fonte, dado que é possível encontrar no mesmo portal dados que, quando calculados de acordo com a metodologia disponível, chegariam a um valor coerente com o comparado. Tem-se também que não foi possível coletar todos os dados na fonte para a realização do calculo matemático proposto.

É importante ressaltar que vários indicadores estão muito distantes das metas que deveriam ser cumpridas ainda nesta gestão Roberto Pupin, prefeito da cidade de Maringá-PR, eleito em 2012, foi um signatário da carta-compromisso, inscrevendo a cidade no programa e se comprometendo atingir as metas propostas. O resultado parcial demonstra que os indicadores de saúde, de 2012 a 2014, apresentam divergências.

No entanto, conforme informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Comunicação, "o prefeito Roberto Pupin participa desde terça-feira (7), em Brasília, do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), onde apresenta experiências inovadoras de Maringá em diversas áreas. Pupin participa ainda como vice-presidente para assuntos de Saúde da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), de debate em uma das salas temáticas do evento, sobre Emergência na saúde pública: qualificar serviços, aumentar a eficiência das despesas e enfrentar o subfinanciamento.

Realizado pela Frente Nacional dos Prefeitos em parceria com o Sebrae Nacional de 7 a 9 de abril, o Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável chega à terceira edição consolidado como o maior evento sobre sustentabilidade do país. O EMDS reúne bienalmente autoridades municipais, estaduais e federais, este ano com a participação da Delegação da União Europeia no Brasil.