DENGUE

Campanha contra a dengue ganha reforço durante Páscoa

Campanha contra a dengue ganha reforço durante Páscoa
Agentes já estão atuando na Campanha Páscoa sem Dengue

A campanha Páscoa sem Dengue ganhou o reforço das igrejas integradas ao Comitê Municipal de Combate à Dengue. Durante as celebrações da Semana Santa as igrejas estarão orientando os fiéis sobre a necessidade de mobilização contra o mosquito Aedes aegypti.

A Pascoa sem Dengue já está nas ruas com os Agentes Ambientais e nas Unidades Básicas de Saúde, junto ao público de todos os bairros e dos distritos de Iguatemi e Floriano. A principal orientação, explica o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, é o morador reservar um tempo do dia ou pelo menos da semana para vistoriar a casa e mesmo o local de trabalho para eliminar qualquer condição de água parada.

Nos levantamentos de índice, reforça Nardi, fica claro onde são encontrados os focos do mosquito. Mais de 80% dos focos encontrados pelos Agentes Ambientais estão no lixo e resíduos deixados a céu aberto em quintais, seguido de pratos de vasos e tinas ou tonéis com água. “Todos em condições de serem eliminados pelas pessoas”, afirma o secretário.

Outra observação é que no ano passado, com o número de casos crescente, as secretarias municipais e setores ligados ao Comitê Municipal uniram esforços para combater o mosquito. “O resultado está aí. Enquanto municípios até próximos de Maringá enfrentam o crescimento do número de casos confirmados aqui a situação é de controle. Mas para manter essas condições é preciso não cessar o trabalho e a população se mobilizar contra o mosquito”.

A Páscoa sem Dengue segue as campanhas iniciadas no final do ano passado, sensibilizando o público para a importância e a necessidade de combater todo tipo de água parada. Assim como nas campanhas de férias e feriados prolongados, agora o objetivo é mobilizar as pessoas para aproveitar o período e vistoriar quintais e casas em busca de água parada e, se existir, eliminar imediatamente.