CULTURA

Japoneses conhecem projeto do Parque do Japão

Uma comitiva do governo da província japonesa de Hyogo esteve na manhã de ontem no gabinete do prefeito Silvio Barros II conhecendo detalhes do projeto para implantação do Parque do Japão em Maringá.

Em viagem para Brasília, Silvio foi representado por uma equipe de secretários municipais na recepção à comitiva.

Entre os principais assuntos tratados estiveram o Protocolo de Kyoto - de preservação e controle ambiental - e o estreitamento de relações entre as cidades co-irmãs por meio do convênio Paraná-Hyogo.

O presidente da instituição, Makoto Yamashita, quis conhecer mais detalhes do projeto do Parque do Japão, cuja construção terá apoio técnico e financeiro do governo japonês.

A área para a implantação do Parque do Japão está localizada entre o Jardim Industrial e o Parque Itaipu, próximo ao Contorno Sul, na saída para Campo Mourão.

Além de uma área verde preservada de 50 mil m² o terreno vai ganhar ginásio de esportes, teatro para 500 lugares e sala de eventos, entre outras edificações.

O projeto arquitetônico e paisagístico terá motivos e características essencialmente japonesas.

A obra está prevista para ser inaugurada em 2008, quando serão comemorados os 100 de imigração japonesa no Brasil e a possível vinda do imperador Akihito à Maringá.

Pmm