ARTE

''Mulher'' é tema de exposição do fotógrafo maringaense Leão Cardoso

Abrindo a temporada de exposições na Travessa Amadeu Progiante, passarela que interliga o shopping Avenida Center com a loja Havan, a mostra deste mês tem como tema central a mulher.

''Mulher'' é tema de exposição do fotógrafo maringaense Leão Cardoso
Exposição acontece do dia 8 a 30 de março

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a exposição terá início no dia 8 de março, domingo, e segue aberta gratuitamente ao público até o dia 30 do mesmo mês.

O profissional que expõe é o fotógrafo Leão Cardoso, que selecionou de seu acervo imagens que retratam de forma sutil o poder da feminilidade. “São várias mulheres que ilustram o trabalho, representando diversas fases da vida”, observa. De meninas a grandes mulheres, mães, avós, batalhadoras que enfrentam o câncer de mama, ele busca retratar cada uma de forma única.

Leão Cardoso é maringaense e atua há 40 anos na área fotográfica. Declaradamente aficcionado pela arte de congelar momentos em imagens, tem experiência em diversas áreas. “Acredito na fotografia como forma de expressão artística”, destaca. Já atuou como professor do curso de fotografia do Senac e ministrou aulas particulares. Atualmente, além de trabalhar com cursos básicos, também realiza palestras e workshops sobre o assunto.

O primeiro contato com fotografia foi em 1967, em Palotina (PR), onde também morou com a família. "Foi paixão ao primeiro click", recorda ele, que se aprimorou de forma autodidata. "Minha escola foram as leituras e as pesquisas. Grandes pintores também foram e ainda são fontes de inspiração", conta.

Travessa
O espaço destinado a exposição é oferecido gratuitamente para artistas locais e regionais que queiram mostrar um pouco do trabalho que realizam na cidade. A Prefeitura, por meio da Gerência de Turismo e em parceria com o Shopping Avenida Center, disponibiliza toda a estrutura necessária para que essa ação seja realizada.

A área conta com 60,8 m², contemplando oito painéis brancos, cada um com 1,50 x 1,80 metros, oito módulos brancos, um depósito com área de 4 m² e acesso restrito ao expositor, televisor LCD de 42” e quatro trilhos com lâmpadas direcionais.

A agenda deste ano está quase fechada - o interessado que queira mais informações pode entrar em contato com a Gerência de Turismo na Avenida XV de novembro, 701, 3º andar ou por meio do telefone (44) 3221-1428. No ato da inscrição o artista terá acesso a uma declaração de responsabilidade e a um manual de normas e procedimentos fornecido pelo shopping a fim de orientar o expositor.

Serviço:
Mostra fotográfica
Tema: Mulher
Profissional: Leão Cardoso
Permanência da exposição: 8 a 30 de março
Entrada franca