HISTÓRIA

Painel do Café é doado para o município

As famílias Maimone e Bruder realizaram nesta terça-feira (10) a doação do “Painel do Café” para o município de Maringá. Construído em 1956, a obra representa uma cena de colheita de café. O painel mural de azulejos mede 2,4 de altura (16 azulejos) por 7,95 de largura (53 azulejos). São 848 peças de 15 x 15 centímetros.

A doação do painel, realizada na sala de reuniões do Gabinete contou com a presença do prefeito Roberto Pupin, da secretária de Cultura, Olga Agulhon, do secretário de Fazenda e Gestão, José Luiz Bovo, do chefe de Gabinete, Luiz Carlos Manzatto, de representantes das famílias Maimone e Bruder, e de servidores municipais.

O painel foi trazido para Maringá nos anos 50 e foi instalado pelo segundo prefeito de Maringá, Américo Dias Ferraz, no Bar Colúmbia, que na época era ponto de encontro de corretores, cerealistas e políticos.

Para Nelson Maimone a doação é a concretização de um sonho. “Temos certeza que essa obra de arte estará num local bem visível para que a maior quantidade de pessoas possam usufruir desse patrimônio de Maringá”.

Honra

Segundo Ulisses Bruder sua família está honrada e agradecida pela Prefeitura realizar o trabalho de transferência da obra em local apropriado. “Esperamos que a remoção e a exposição seja realizada o mais rápido possível para a preservação da obra”.

A secretária de Cultura, Olga Agulhon, destacou que a intenção é reinaugurar o painel até 2016, ano de aniversário de 60 anos da obra. “Não esperávamos a presença da senhora Isis Bruder nesta solenidade, foi uma honra para todos os presentes. O painel tem um grande valor para a região, lembrando que no Bar Colúmbia nas décadas de 50 e 60, políticos tomaram importantes decisões para o futuro de Maringá. A intenção é instalar o painel em local que possa ser visto por milhares de pessoas”.

O prefeito Roberto Pupin agradeceu as famílias doadoras e ressaltou o valor histórico da obra. “Agradecemos essas famílias que estão dando um grande presente para Maringá. Parabenizamos também toda equipe da Secretaria de Cultura para a conquista desse painel que é maravilhoso e retrata parte da história da região”.