SETRANS

Projeto Motociclista Prudente tem início na próxima quinta-feira (12)

Projeto Motociclista Prudente tem início na próxima quinta-feira (12)
2ª fase do projeto Motociclista Prudente terá aula teórica e prática

A 2ª fase do projeto Motociclista Prudente começa na próxima quinta-feira, dia 12 de fevereiro, com a abertura marcada para começar às 8h30 na sala de reuniões do Gabinete da Prefeitura. No evento haverá uma aula teórica direcionada para as mulheres. A ação será realizada pela Secretaria de Trânsito e Segurança (Setrans), com apoio da Secretaria da Mulher (Semulher).

A abordagem dos alunos em potencial este ano envolverá uma nova etapa, que antecede a sala de aula. Serão realizados dois dias de blitz educativas. “O instrutor ali mesmo já vai fazer uma previsão de como funcionará o curso, convidando os motociclistas abordados a realizarem a atividade, entregando junto um folder com todas as explicações”, pontua o secretário da Setrans, Ideval Oliveira. A intenção é conscientizar ao máximo de pessoas.

O curso é oferecido gratuitamente e tem duração de um dia. No período da manhã, das 8 horas às 11h30, a aula ministrada é teórica, enquanto no período da tarde, das 13h30 às 17 horas, os alunos têm aula prática. A única exigência para participar da atividade é que o interessado tenha a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria A e vá até o curso com a própria motocicleta e capacete.

Ao final, o participante receberá um certificado e, caso precise, uma declaração de presença. Para participar é necessário entrar em contato com o setor de Educação de Trânsito por meio do telefone (44) 3221-8531 ou pelo e-mail setran_educ_transito@maringa.pr.gov.br para realizar os agendamentos. As turmas são disponibilizadas de segunda-feira a quinta-feira e também em alguns sábados.

Motociclista Prudente
O projeto teve início no final de julho de 2014 e até o momento 52 turmas foram formadas, totalizando em 843 pessoas que fizeram o curso. “Quem participou, teve um bom aproveitamento”, avalia o secretário. O objetivo da atividade é alcançar o maior número de motociclistas de Maringá, disseminando técnicas preventivas, alertando sobre os cuidados necessários para evitar acidentes. As aulas também orientam a respeito dos procedimentos corretos para que o motociclista enfrente situações do dia a dia priorizando a própria segurança e dos transeuntes.

Atividades do projeto:

- Curso de pilotagem defensiva para motociclistas: instruir o motociclista com novas técnicas na condução da moto;

- Ações preventivas externas: mostrar falhas mecânicas existentes na motocicleta que provoquem acidentes devido ao desgaste pelo uso diário;

- Orientações para check-up preventivo;

- Técnicas de pilotagem;

- Estratégias no trânsito;

- Exercícios práticos: pista, exercício, frenagem de emergência, postura básica, direcionamento do olhar e curvas.