TRANSPORTE

19 linhas operam somente com o Cartão Passe Fácil a partir desta sexta-feira (23)

Começa a valer a partir desta sexta-feira (23) a primeira de três etapas da mudança definitiva no Transporte Coletivo Cidade Canção, proibindo o pagamento do serviço em dinheiro no embarque. A fase inicial abrange 19 linhas que passam a operar aceitando somente o uso do cartão Passe Fácil, que é emitido gratuitamente à população.

A medida foi tomada em conjunto com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Trânsito e Segurança (Setrans), e visa a melhor adaptação dos usuários ao transporte público. A segunda etapa está programada para o dia 28 de janeiro, quarta-feira, e a terceira, dia 4 de fevereiro.

Segundo o diretor administrativo da Setrans, Antonio Bernardi, a decisão considera as linhas em que menos se utilizava dinheiro a bordo. “Existem linhas dessas 19 primeiras onde todos os usuários já usam o cartão”, destaca. A média diária de usuários que utilizavam o transporte público realizando pagamento com dinheiro no ano passado era de 3,8 mil. Hoje essa média é de 1,6 mil usuários.

Até a última atualização, 5,3 mil cartões novos foram feitos. “Isso demonstra que não só usuários que pagavam a passagem em dinheiro, como outras pessoas estão adquirindo o cartão para uso eventual. A população em geral está aderindo ao sistema, não somente os que usam frequentemente o serviço”, observa Bernardi.

Nessa primeira etapa as linhas que não aceitarão mais dinheiro são:

7 - Interbairros - Avenida Guaiapó Pl 17 / Avenida Mandacaru (HU)

26 - Jardim Paulista

41 - Jardim Monções

139 - Conjunto Hermans Moraes de Barros (Semi expresso)162 - Conjunto Lea Leal

179 - Jardim Andrade

221 - Jardim Montreal

334 - Conjunto Cidade Canção

462 - Shopping Catuaí

512 - Cocamar

611 - Ceval

137N - Conjunto Hermans Moraes de Barros - Corujão

235N - Jardim Campos Eliseos - Corujão

244E - Jardim Liberdade - Cocamar - Executivo

323N - Jardim São Silvestre / Jardim Bertioga - Corujão

336E - Cesumar - Calil Haddad - Executivo

428E - UEM - Rua Erlon Chaves - Executivo

528A - Aeroporto

722N - Conjunto Ney Braga - Corujão