MOBILIDADE URBANA

Cadastro para o Passe do Estudante já pode ser feito pelo site da Prefeitura

Cadastro para o Passe do Estudante já pode ser feito pelo site da Prefeitura
Passe Fácil do Estudante
Estudantes que residem em Maringá ou nos distritos, Floriano e Iguatemi, a pelo menos 1,5 mil metros da instituição de ensino já podem solicitar o Passe Fácil do Estudante por meio do link existente na página da Prefeitura - www.maringa.pr.gov.br - do lado direito da tela. A expectativa da Secretaria de Trânsito e Segurança (Setrans) é que 24 mil alunos sejam atendidos para esta demanda.

O cadastramento online requer o preenchimento de uma ficha, que pode ser acessada na aba “solicitação de cartão”. O Cartão Passe Livre do Estudante somente será expedido e/ou recarregado para os alunos devidamente matriculados nos ensinos fundamental, médio ou superior. A validação dos cartões será feita a partir do dia 2 de fevereiro.

Se o estudante já tem o cartão e perdeu, quebrou ou este apresentava algum problema ao passar na catraca do transporte coletivo, a segunda via deve ser feita primeiramente na loja do Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC), na Avenida Tamandaré, 655. Já em posse do cartão, o recadastramento é feito na internet e após sete dias úteis é possível recarregá-lo no Terminal Urbano.

Cartões em turno integral somente serão concedidos para cursos e/ou séries, desde que denominados como integral, e para os que estudam no CEEBJA (supletivo). Os dados do estudante são cruzados utilizando o geoprocessamento - ao digitar o número do cadastro imobiliário e a escola, o sistema automaticamente calcula a distância entre os locais, liberando o passe para quem mora na distância mínima de 1,5 mil metros da escola onde estuda.

O gerente administrativo da Setrans, Antônio Bernardi, reforça a importância do cadastramento com antecedência. “Solicitamos que os alunos não deixem para a última hora, porque com o acúmulo o sistema tende a ficar lento e cair”, comenta. Ele destaca ainda que durante o ano há fiscalização nas escolas quanto a utilização correta dos cartões. O Passe do Estudante disponibiliza dois créditos diários, com direito a integração quando necessário. O horário de funcionamento do passe é das 6h às 13h30, 12h às 19h e das 18h à 00h, de segunda à sexta-feira.