CÂMARA

Vereadores votam orçamento de 2015 e emendas nesta terça-feira (2)

Na sessão ordinária de terça-feira (2), o plenário da Câmara Municipal de Maringá votará, em primeira discussão, projeto de autoria do Poder Executivo estimando a Receita e fixando a Despesa do município de Maringá para o exercício financeiro de 2015. Este projeto de lei dispõe sobre a Lei Orçamentária Anual o qual está baseado nas linhas de ações que institui o Plano Plurianual para o período 2014 a 2017 e na Lei de Diretrizes Orçamentárias para o período de 2015. A estimativa da prefeitura é investir R$ 1.198.652.052,00 em todas as áreas de atuação no próximo ano.

Em segunda discussão, será votado projeto do vereador Ulisses Maia (SDD) assegurando a participação do município de Maringá no grupo R 20, instituído nos termos do Decreto 8656/2013, do governador do Estado do Paraná, sobre o Programa Estadual Paraná Sem Lixões. O secretário municipal do Meio Ambiente e a equipe técnica de servidores efetivos desta secretaria representarão o município em todas as reuniões do grupo.

Em segunda discussão, será votado projeto de lei complementar dos vereadores Mário Verri (PT) e Ulisses Maia (SDD) transformando a Rua Antônio Carniel em Eixo de Comércio e Serviço E-ECSE, em toda sua extensão.

Em segunda discussão, será votado projeto da vereadora Márcia Socreppa (PSDB) outorgando ao professor José Carlos Barbieri o Título de Cidadão Benemérito de Maringá.

Em segunda discussão, será votado projeto de resolução de autoria da Mesa Executiva renovando a disposição funcional da servidora Lucília Felicidade Dias.

Em segunda discussão, será votado projeto da vereadora Carmen Inocente (PROS) que institui o Centro de Referência da doença de Alzheimer em Maringá. O objetivo é estimular a saúde cerebral dos pacientes com auxílio de equipe médica multidisciplinar especializada, promoção de atividades físicas, artísticas e intelectuais.

Em segunda discussão, será votado projeto da vereadora Carmen Inocente (PROS) criando o Programa Parceiros do Trânsito integrado por voluntários e coordenado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Segurança (Setrans).

Em segunda discussão, será votado projeto do vereador Luizinho Gari (PDT) que dispõe sobre a implantação de Bases Comunitárias de Segurança (BCS) nos bairros de Maringá. O objetivo é aproximar o órgão municipal responsável pela segurança pública da população. Essas Bases deverão ser dotadas de instalações e equipamentos necessários ao desenvolvimento de suas atividades contando, no mínimo, com uma sala de atendimento ao público, viaturas e equipamentos de segurança para os Guardas Municipais e oito agentes por Base, sendo dois agentes por plantão, no mínimo.

Em segunda discussão, será votado projeto do vereador Carlos Eduardo Sabóia (PMN) instituindo o Projeto Guardiã Maria da Penha voltado à proteção das mulheres em situação de violência por meio de atuação preventiva e comunitária. Esse trabalho será articulado com a Secretaria da Mulher e o Centro de Atendimento à Mulher Maria Maria.

Em terceira discussão, será votado projeto da vereadora Márcia Socreppa (PSDB) denominando Rosa Cassiolato Bertoni a atual Rua 25.249, situada na Zona 25, em toda sua extensão.

Em terceira discussão, será votado projeto do vereador Humberto Henrique (PT) denominando Alvarinda Ferreira Jorge a Rua 36.595, situada na Zona 36, em toda sua extensão.

Em terceira discussão, será votado projeto do vereador Ulisses Maia (SDD) denominando Vereador Joaquim Ferreira Dias a Rua 61.003, situada na Zona 61, em toda sua extensão.